05 de abril, 6ª feira, Oitava da Páscoa

Baixar áudio

- Hoje é dia 05 de abril – Sexta-feira – Oitava da Páscoa

-No Evangelho de hoje, segundo o evangelista João, Jesus aparece pela terceira vez aos seus discípulos. Desta vez, à beira do mar de Tiberíades. Seus amigos estavam voltando de uma pesca. Jesus pergunta para eles: “Moços, tende alguma coisa para comer? Eles responderam: “Não”. E Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca e achareis”. Peça ao Senhor a graça de realizar o seu encontro com o ressuscitado, de dar testemunho dele ao mundo.

-Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 21, versículos de 1 a 14:

“Depois disso, Jesus tornou a manifestar-se aos discípulos, junto ao mar de Tiberíades. Manifestou-se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois de seus discípulos. Simão Pedro decidiu ir pescar e todos os outros foram com ele. Saíram de barco, mas não pescaram nada naquela noite. Pela manhã, Jesus estava na praia, mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Este perguntou-lhes: Filhinhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam: “Não”. Ele lhes disse: “Lançai a rede à direita do Barco, e achareis”. Eles lançaram a rede, e já não conseguiam puxá-la por causa da quantidade de peixes. Então os discípulos a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor! Simão Pedro ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua túnica, pois estava despido, e lançou-se à água. Os outros discípulos vieram com o barco arrastando a rede com os peixes. Quando saltaram à terra viram um braseiro preparado com peixe em cima, e pão. Jesus disse-lhes: trazei alguns dos peixes que agora apanhastes”. Simão Pedro puxou a rede que estava no barco. Ela estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, a rede não se rompeu. Jesus veio, tomou o pão e lhes deu, e fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, se manifestou aos discípulos.”

-Os discípulos reconheceram Jesus, foi até ele, levou mais alguns peixes para comerem juntos, pois Jesus os convidara para comer com ele a refeição que tinha preparado para os seus. Eles não perguntaram a Jesus quem era ele, mas sabiam que era o Senhor. Mais uma vez Jesus, o ressuscitado se revela aos discípulos, no cotidiano de suas vidas: a pescaria. Assim também Jesus está sempre a nos revelar no contexto de nosso cotidiano. Peça ao Senhor que lhe dê a possibilidade de também conhecer o ressuscitado através de fatos da vida que o faz lembrar de seus ensinamentos.

- Você tem dado atenção à palavra de Jesus? Pergunte a Jesus qual o “lado” certo para você lançar a sua rede? Pode ser se aproximando e conversando com pessoas que nunca viu, mas pode ser com pessoas bem próximas e difíceis de dialogar. O importante é descobrir onde lançar as redes.

-“...Jesus veio, tomou o pão e lhes deu, e fez a mesma coisa com o peixe”, diz o evangelho de hoje. Os discípulos, que eram sete, obedeceram à palavra do Mestre e se surpreenderam com o excelente resultado da pescaria: “cento e cinquenta e três peixes grandes.” Chegando à margem, eles encontraram “um peixe na brasa e pão”, fruto da sensibilidade de Jesus que os convida para a refeição. Os símbolos aqui, remetem-nos à missão e reforça em nós a certeza de que ela só terá êxito se for acompanhada da presença e da palavra de Jesus. Diz uma música litúrgica chamada “O pão da vida”:

Na comunhão Jesus se dá no pão
O cordeiro imolado é refeição
Nosso alimento de amor e salvação
Em torno desse altar somos irmãos

O Pão da Vida és tu, Jesus
O Pão do Céu, o Caminho, a Verdade
Via de Amor, Dom de Deus, nosso Redentor

Toma e come, isto é o meu corpo
Que do trigo se faz pão, é refeição
Na eucaristia o vinho se torna sangue
Verdadeira bebida, nossa alegria

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele caminha sempre junto de você e te orienta para a missão.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.