05 de abril, 4ª feira, Semana Santa

Baixar áudio
- Hoje é dia 05 de abril, 4ª feira da Semana Santa.

- A narrativa do evangelho de hoje convida a mais uma vez nos colocar no caminho com Jesus e os discípulos e refletir sobre o que significa o seguimento, a proposta de vida do Mestre. O cenário é o da última ceia. Enquanto Judas negociava a traição, pois fez opção contrária ao projeto de Jesus. Jesus e os demais encaminhavam os preparativos para páscoa. Ele deseja celebrar a ceia pascal com os discípulos, seus amigos, na intimidade, ao redor da mesa cuidadosamente preparada, não exclui ninguém, nem mesmo o traidor. Jesus é fiel ao amor, à sua proposta de vida. Peça ao Senhor, a graça de ser fiel ao convite para ser seguidor(a) de Jesus, como verdadeiro(a) cristão, cristã...

-Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 26, versículos 14 a 25

Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse:
"O que me dareis se vos entregar Jesus?"
Combinaram, então, trinta moedas de prata.
E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.
No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
"Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?"
Jesus respondeu:
"Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: 'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos'".
Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse:
"Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair".
Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: "Senhor, será que sou eu?"
Jesus respondeu:
"Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!"
Então Judas, o traidor, perguntou: "Mestre, serei eu?"
Jesus lhe respondeu: "Tu o dizes".

-Estamos na semana final que nos conduz à Pascoa, sentemo-nos ao lado de Jesus nesta Ceia e abramos o coração preparando-nos para celebrar o grande mistério da Ressurreição. Judas traiu Jesus, se deixou contaminar pela infidelidade ao amor, à proposta de Jesus. Não nos deixemos distrair pelo individualismo, ganância, sucesso, egoísmos e outras “moedas” que nos seduzem e distanciam de Jesus. Todos os discípulos ao perguntarem: “Acaso sou eu, Senhor?”, reconhecem que são passíveis de trair. Hoje, é a nós quem Jesus convida para celebrar a sua Páscoa da Ressurreição. Ele sabe o que se passa em nossa mente e coração. Sabe das nossas fragilidades e por isso mesmo não desiste de nós, nos convida a cear com Ele, a participar da sua vida e missão. Que todo pecado em nós seja extinto e possamos revitalizados, ressuscitar com Ele. Agradeça ao Senhor, seu imenso amor, seu convite incansável para junto com Ele caminhar e esse mundo transformar.

-A Páscoa está próxima e Jesus quer celebrar contigo, você aceita o convite? Tem se esforçado para não cair nas teias da traição ao projeto de Jesus? Tem alcançado êxito nos propósitos de conversão nesta quaresma? O caminho de seguimento não é fácil, como não o foi para Jesus, tem consciência do amor infinito de entrega de Jesus?

- “... Jesus respondeu: "Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: 'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos'. ”. Neste restinho de semana, escancaremos nosso coração para que Jesus entre e faça morada, assim não o trairemos, com Sua presença irá purificar nossa vida no que for necessário para vivermos com fidelidade e juntos cearmos, rezemos a oração poema do Cardeal Dom José Tolentino Mendonça

Ensina-nos, Senhor, a atravessar de olhos abertos a Tua Páscoa vivendo-a como história atual que completamente nos envolve,
Ensina-nos, Senhor, a aceitar o convite para a última ceia e a testemunhar que também hoje a nós Te entregas por amor,
Ensina-nos, Senhor, a assistir à Tua prisão reconhecendo que tantas vezes Te beijamos no beijo de Judas e Te negamos em cada uma das negações de Pedro,
Ensina-nos, Senhor, a acompanhar-Te no desamparado caminho da cruz e a fazê-lo com a compaixão de Verónica e a comovente disponibilidade do Cireneu,
Ensina-nos, Senhor, a permanecer como Maria junto a cruz e a aceitá-la, precisamente ali, como nossa Mãe,
Ensina-nos, Senhor, a reclamar o Teu corpo como o fez Nicodemos e a buscar um sepulcro novo no jardim,
Ensina-nos, Senhor, a seguir Maria Madalena ao sepulcro de manhã cedo levando perfumes e lágrimas para honrar a Tua morte e a sermos como ela surpreendidos pela irrupção da Tua Vida,
Ensina-nos, Senhor, a correr ao lado dos apóstolos Pedro e João e a compreender que hoje se acreditarmos também nós poderemos ver.

-Termina sua oração, pedindo ao Senhor a graça de a cada dia, abraçar amorosa e fielmente o projeto de Deus, como Jesus o fez e não permita que ninguém afaste você da sua missão cristã.

-Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.
Amém.