Você está em:

04 de março, sábado, 1ª semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 04 de março, 1ª semana da Quaresma.

- A narrativa do evangelho de hoje nos convida a contemplar, uma vez mais, o crucial e desafiador ensinamento de Jesus: Amar. Experimentamos o amor do Pai que ama incondicionalmente a todos e nos chama, no ordinário da vida, a fazer o “extraordinário”, agir como verdadeiros e amados filhos(as) de Deus. Vivemos em tempos de intolerância, ódio, exclusão, individualismo... É uma urgência cristã transformar esta realidade. Martin Luther King disse a famosa frase: “A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso”. Peça ao Senhor, neste tempo especial de conversão, a graça de amar, de perdoar, de ser luz que rompe o ciclo em situações onde haja ódio, exclusão, individualismo, exclusão...

-Escuta a mensagem de Jesus no Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 5, versículos 43 a 48:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
"Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!'
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus,
porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?
Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário?
Os pagãos não fazem a mesma coisa?
Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".

-Jesus desafia os discípulos e a nós, hoje, a dar um passo a mais. À exemplo do Pai que ama incondicionalmente justos e injustos, Ele convoca à vivência do amor gratuito, ápice da humanidade, da expressão da filiação divina. Jesus testemunhou a unidade com o Pai e chama a atenção para a novidade do Reino que é amar a todos, incluindo, acolhendo, perdoando... O desafio é contemplar o cotidiano com novo olhar, realizar diferente e gratuitamente ações que promovam novas relações e interrompam o ciclo das divisões, mudando a mentalidade da vivência que promove a humanização. Amar-se é olhar para si e perceber as sombras e luzes, aceitar e enfrentar os desafios da interioridade buscando agir com ética, respeito, justiça... Com o olhar fixo em Jesus, olhar o outro, não alimentar o ódio, o desejo de vingança, de privilégios..., buscar o que promove o bem, a construção de uma sociedade justa para todos, incondicionalmente. Peça ao Espírito de Amor que te ajude a olhar para as situações de egoísmo, desamor, exclusão e através das pequenas ações “extraordinárias”, possa se luz na sociedade tão sedenta de amor.

-Quais sombras e luzes você percebe no seu agir? Suas atitudes são expressões de compromisso e respeito com a justiça, a ética, o bem comum? Tem buscado se transformar na imagem de Deus, vencendo o egoísmo, o desamor?

- “...Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!”. Jesus não desiste do ser humano e da humanidade. Ama e perdoa. Amar o inimigo é abraçar a humanidade, é viver como filhos(as) de Deus, é ser e lutar por uma sociedade justa, onde o diálogo, o respeito... Onde o ódio, a divisão, a polarização... não sejam alimentados.
Cora Coralina, em seu texto: “O que é viver bem”, no trecho final, ela diz assim:

“...Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser melhor,
pois bondade também se aprende.
Mesmo quando tudo parece desabar
cabe a mim decidir entre rir e chorar,
ir ou ficar, desistir ou lutar;
porque descobri,
no caminho incerto da vida
que o mais importante é decidir.”

- Termina sua oração, pedindo ao Senhor a graça de a cada dia, crescer em humanidade, agindo amorosa e fielmente como filho(a) de Deus e ir transformando você em sua imagem e semelhança.

-Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.
Amém.


Ícone Arquidiocese de BH