Você está em:

04 de junho, 3ª Feira, 9ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 04 de junho – Terça-Feira – 9ª semana do tempo comum

- No Evangelho de hoje, os fariseus e herodianos querem desacreditar Jesus diante dos Judeus e dos romanos. Para provocar, eles perguntam a Jesus se é permitido a pagar impostos a César. Jesus percebe a ironia da pergunta e responde a eles, insinuando que eles mesmos não retribuem a Deus o que eles devem. Responde a eles: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, ensinando que não devemos nos apropriar daquilo que não nos pertence.
Peça ao Senhor a graça de ser honesto e justo não se apropriando das coisas alheias.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 12, versículos de 13 a 17.

- “Então mandaram a Jesus alguns fariseus e partidários de Herodes para apanhá-lo em algumas palavras. Logo que chegaram, disseram-lhe. “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que não te deixas influenciar por ninguém, nem tem acepções de pessoas, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus. Dize-nos: É permitido ou não pagar tributo a César? Devemos pagar ou não?” Ele, porém, percebendo a hipocrisia deles, respondeu: “Por que me quereis pôr à prova? Trazei-me um denário para eu ver”. Apresentaram-lhe a moeda, e ele perguntou: “Respondeu: “De quem é esta figura e inscrição?” Responderam: “De César”. Então Jesus disse: “O que é de César, devolvei a César, e o que é de Deus, a Deus”. E admiravam-se a seu respeito.

- Os fariseus eram contra a presença dos romanos no Templo. Os Herodianos, ao contrário, eram a favor do governo de Roma. Embora adversários, se juntaram para atacar o Mestre Jesus e usaram a questão do imposto como ardil para provocar Jesus. Mas Jesus não caiu na cilada deles e lhes responde com sabedoria. Ao ser interpelado por eles, Jesus lhes dá uma lição sobre como devem proceder. O que eles queriam era que Jesus entrasse em contradição ou declarasse algo sobre o Império Romano ou contra as expectativas populares sobre ele. Peça ao Senhor sabedoria para acolher bem os dons do Espírito Santo. Que Ele ilumine suas ações junto à sua família, comunidade, sociedade ficando atento às armadilhas que te tiram do caminho.

- Jesus fala sobre devolver “a Deus o que é de Deus”, lance o olhar sobre sua vida e note de modo concreto: o que você precisa devolver a Deus? São suas palavras? atitudes? seu tempo? Você tem de fato, direcionado a Deus seus projetos?

- “O que é de César, devolvei a César, e o que é de Deus, a Deus?”. A moeda era o instrumento de dominação pelo Império ao povo, com a exigência do pagamento do Imposto. Como a Moeda traz a inscrição de César, Jesus fala em devolvê-la, e não em pagar. Devolver a César é deixar de ser conivente com o Império. Devolver a Deus o que é de Deus é restaurar a vida e a dignidade do povo oprimido. Nos diz a música “No raiar de um novo tempo”:

Ó Jesus, Senhor da vida. Vem trazer libertação!
Desta gente tão sofrida. Vem mostrar-Te Deus-Irmão.
Tua cruz é rumo certo. Junto a Ti vamos seguir
Pois teu Reino está bem perto: As sementes vão florir!
Santo Espírito de Amor, Faz em nós tua morada.
E na luta contra a dor. Guia nossa caminhada!
És a fonte da Verdade. Vem mostrar a direção:
Vida plena, dignidade, Povo livre, mundo irmão!
No raiar de um novo tempo, Vida nova então se faz.
A esperança do teu povo. É justiça, amor e paz!

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Juntamente com o Espírito, contemplamos em silêncio tudo o que diz respeito a seu Filho Jesus.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ícone Arquidiocese de BH