Você está em:

04 de julho, 5ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 04 de julho, quinta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum.

– Jesus é surpreendido por um ato de fé e de amor. A missão de Jesus é libertar as pessoas, curá-las de suas enfermidades e devolver-lhes a dignidade. Para que essa libertação aconteça, é preciso que haja abertura da outra parte, a parte oprimida pela paralisia. É preciso coragem. É por isso que a primeira palavra de Jesus ao homem paralítico é: “Coragem!”. Jesus o chama filho. O paralítico é um filho de Deus, vítima do pecado que o paralisa. As paralisias são consequências do pecado. Não necessariamente do pecado de quem está paralisado, mas dos que provocam a paralisia. Peça ao Senhor a graça de ter Coragem para se libertar e libertar outros das paralisias da hora presente.

– Escute o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 9, versículos 1 a 8.

Naquele tempo, entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! "Então alguns mestres da Lei pensaram: "Esse homem está blasfemando! "Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: "Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, - disse, então, ao paralítico - "Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa". O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

– Paralisia é sinônimo de dependência, de prostração, de uma situação em que se fica nas mãos de outros, sendo manipulados de acordo com os interesses de alguns. É desse tipo de paralisia que fala o Evangelho, e não apenas da paralisia literal de alguém que foi acometido por uma doença, mas também da paralisia da alienação, da dominação, aquela causada pela corrupção, pelos desmandos que provocam a paralisia de milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. Para a libertação dessa paralisia, é preciso a coragem dos paralisados e a solidariedade de outros, como vemos no Evangelho. Os que não querem a libertação dos paralíticos sentem-se incomodados com a ação libertadora de Jesus e querem detê-lo. Jesus age com firmeza e autoridade e mostra qual é a sua missão: libertar as pessoas da opressão e devolver-lhes a vida, a dignidade, a consciência de filhos amados de Deus. Converse com Deus sobre suas paralisias e a busca de libertação.

– Quais são suas paralisias que impedem de viver mais fielmente o Evangelho de Jesus? Você busca superá-las? O que você faz efetivamente para vencer em Cristo Jesus suas paralisias? Tem coragem de enfrentá-las com a graça do Senhor?

- ... Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Jesus é o nosso libertador: Quer curar a todos que se abrem ao seu amor, à sua justiça; para que todos tenham vida em abundância. Diz um trecho da música “Levanta-te e anda”, de Ana Cristina:

Mui comprido será
Levanta-te e anda, que a estrada é longa
E não podes parar
Levanta-te e anda, e sai da caverna
Ouve a voz de Deus
Levanta-te e anda, assim diz o Senhor
Assim diz o teu Deus

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que, com seu poder e autoridade, liberte você de todas e quaisquer paralisias, que fazem de sua vida, uma vida dependente, manipulada, não livre das amarras da sociedade de hoje.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”

Ícone Arquidiocese de BH