04 de agosto, 18º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 04 de agosto, 18º Domingo do Tempo Comum

– Depois da multiplicação dos pães, Jesus, ao perceber que o povo não tinha entendido nada do que acontecera, pois tentava fazê-lo rei, retirou-se a uma montanha, sozinho. A multidão ficou satisfeita por ter se alimentado; ela segue Jesus por aquilo que Ele pode dar. No entanto, a identificação com Ele e seu projeto passa longe. Seus interesses vão em sentido contrário à atitude de Jesus de despertá-la para a compaixão e a partilha. Jesus ensina como repartir, isto é, como as pessoas precisam ser umas com as outras. Peça ao Senhor que te ajude a amar Jesus por quem Ele é, sem interesses mesquinhos.

-Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 6, versículos 24 a 35:
Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali,
nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe:
"Rabi, quando chegaste aqui?'
Jesus respondeu:
"Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais,
mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna,
e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo".
Então perguntaram:
"Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?"
Jesus respondeu:
"A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou".
Eles perguntaram:
"Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes?
Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura:
'Pão do céu deu-lhes a comer'".
Jesus respondeu:
"Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu.
É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.
Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo".
Então pediram: "Senhor, dá-nos sempre desse pão".
Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome
e quem crê em mim nunca mais terá sede".

-A conversa de Jesus com o povo, com os judeus e com os discípulos é um diálogo bonito, mas exigente. Jesus procura abrir os olhos do povo para que aprenda a ler os acontecimentos e descubra neles o rumo que deve tomar na vida. Pois não basta ir atrás de sinais milagrosos que multiplicam o pão para o corpo. Não só de pão vive o ser humano.
Enquanto vai conversando com Jesus, o povo fica cada vez mais contrariado com as palavras dele. Mas Jesus não cede, nem muda as exigências. O discurso parece um funil. Na medida em que a conversa avança, é cada vez menos gente que sobra para ficar com Ele. No fim só sobram os doze, e nem assim Jesus pode confiar em todos eles. Esse é o eterno problema da vida cristã: quando o evangelho começa a exigir compromisso, muita gente se afasta; quando se trata de seguir e se identificar com uma Pessoa (Jesus), muitos se refugiam num seguimento superficial. Peça ao Senhor que abra teus olhos para enxergar e acolher o verdadeiro Jesus.

- que pão te sacia? Que pão buscamos? Que pão desperta outras fomes em nós? “O que é que nutre realmente o nosso ser essencial?”

– “Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede". Para a mentalidade bíblica, o pão é um dos sinais primordiais da graça e do amor com que Deus nos sustenta e nos protege. Diante do pão estamos face a uma realidade santa. Para o cristão o pão é ainda mais santo porque simboliza a reconciliação final de todos no banquete definitivo do Reino; o pão carrega a promessa de uma plenitude de vida. Jesus continua presente na história e na vida de cada um através do “pão eucarístico”, alimento dos peregrinos neste mundo. A música “comam do pão”, nos lembra:

Comam do pão, bebam do cálice
Quem a mim vem não terá fome
Comam do pão, bebam do cálice
Quem a mim vem não terá sede

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de reconhecer o Corpo do Senhor na Eucaristia, mas também na comunidade onde alguns passam necessidades. Pois, se fechamos os olhos às divisões e às desigualdades mentimos ao dizer que Cristo está presente na Eucaristia.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!