04 de abril, 2ª feira da 5ª semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 04 de Abril, 2ª feira da 5ª semana da Quaresma.

- Jesus diz aos fariseus que é a luz do mundo! Ser luz significa muitas coisas: iluminar, dar clareza, busca de sentido. Jesus se defende, diz que seu testemunho é válido porque não julga ninguém. Nós somos educados para sempre buscar o culpado, e não a iluminar os desafios e buscar soluções! Peça ao Senhor a graça de ser luz no mundo marcado pelas escuridões de guerras...

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 8, versículos 12 a 20:

“Naquele tempo: Disse Jesus aos fariseus: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.’ Então os fariseus disseram: ‘O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo.’ Jesus respondeu: ‘Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai, que me enviou. Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Ora, eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim.’ Perguntaram então: ‘Onde está o teu Pai?’ Jesus respondeu: ‘Vós não conheceis nem a mim, nem o meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.’ Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.”

- O Pai envia Jesus para uma missão nada fácil. Jesus diz diretamente aos fariseus que não o conhecem de verdade. Ao mesmo tempo, Jesus diz o mesmo para as comunidades daquele tempo e para nós, também. Conhecer Jesus significa dar testemunho dessa luz na sociedade onde vivemos. Ser luz de bondade, de mansidão, de justiça neste mundo marcado por tantas escuridões, como a guerra e a fome. Peça ao Senhor que te ajude a ser luz de fraternidade entre todas as pessoas com quem se relaciona.

- Toma consciência da luz que é Jesus e da luz que você se torna ao testemunhar sua fé e da confiança em Deus. Na sua vida, qual é a luz que ilumina teu caminho? E ilumina tuas atitudes no cotidiano?

- “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.”, nos diz o evangelho de hoje. É importante olharmos para dentro de nós e de fato caminhar ao lado de Cristo Jesus. Ser seu discípulo é ser luz ao testemunhar a verdadeira luz que é Jesus. Diz assim o escritor Eduardo Galeano:

Cada pessoa brilha com luz própria,
entre todas as outras.
Existem fogos grandes e fogos pequenos,
e fogos de todas as cores. Existe gente
de fogo sereno, que nem fica sabendo do
vento, e existe gente de fogo louco, que
enche o ar de faíscas. Alguns fogos,
fogos bobos, não iluminam nem queimam.

Mas outros, outros ardem a vida com tanta
vontade que não se pode olhá-los sem
pestanejar, e quem se aproxima se incendeia.

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que ilumine tua vida e mantenha acesa em você a luz da esperança.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!