03 de setembro, 3ª feira, Memória de São Gregório Magno

Baixar áudio
- Hoje é dia 03 de setembro, Memória de São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja.

- Na sinagoga de Cafarnaum, Jesus ensina com autoridade de quem fala daquilo que vive, ou seja, testemunha na prática aquilo que ensina. Uma autoridade transformadora, capaz de expulsar os males que oprimem o povo. A esses males era dado o nome de demônios, e a sua arma é a Palavra, a Palavra bem dita, dita com autoridade. Ela tem o poder de expulsá-los, diferentemente da palavra das autoridades do seu tempo, que legitimavam ações demoníacas. Agradeça ao Senhor por ter enviado seu Filho amado para nos libertar de todos os males da hora presente.

- Iniciando sua oração de hoje, escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 4, versículos de 31 a 37.

Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia,
e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento,
porque Jesus falava com autoridade.
Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro,
que gritou em alta voz:
"O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!"
Jesus o ameaçou, dizendo: "Cala-te, e sai dele!"
Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum.
O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si:
"Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder,
e eles saem". E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

- A Palavra de Deus tem força criadora e é eficaz, pois realiza o que significa. Nesse sentido, Jesus, que é a Palavra de Deus encarnada, tem força para libertar o ser humano das amarras do pecado e da morte. Seus gestos e palavras levam conforto e vida plena a todos que necessitam. Jesus é o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Faz calar as forças que impedem o ser humano de caminhar na liberdade de filhas e filhos de Deus. Grita para calar o mal que parece querer reinar no mundo e gera tantos sofredores e necessitados. Ele grita: “Cala-te!...” para o mal das guerras, da desigualdade, do preconceito, da indiferença... Fomos chamados e escolhidos para proclamar essa Palavra, isto é, anunciar a Boa Notícia. Peça ao Senhor que lhe dê a graça de estar cada vez mais íntimo à sua Palavra que liberta e salva.

- Todos na sinagoga de Cafarnaum ficaram admirados dizendo: “Que palavra é essa?...” Unamos nossas vozes à voz daquele que veio anunciar em alta voz o Reino de Deus, na esperança de um mundo melhor para todos. Que o Espírito Santo, que animou Jesus e também nos anima, restaure nossas vidas feridas pelo mal do pecado do mundo e nos aponte um sinal de esperança que nos guie rumo a um novo dia, de novas e boas expectativas. Veja o que diz a música cântico de libertação do Pe. Jonas Abib e Luzia Santiago:

(...) Eis o Deus que me salva,
tenho confiança e nada temo.
Porque minha força e meu canto é o Senhor,
e Ele foi o meu Salvador.
Vós tirareis com alegria águas das fontes da salvação,
e direis naquele tempo:
Louvai o Senhor, invocai o Seu nome,
fazei que suas obras sejam conhecidas entre os povos;
proclamai que Seu nome é sublime.
Cantai ao Senhor, porque Ele fez maravilhas,
que isto seja conhecido por toda terra.
Exultai-vos de gozo e alegria, habitantes de Sião,
porque é grande no meio de vós o Santo de Israel.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê a graça de saborear cotidianamente sua Palavra Libertadora, que lhe dá nova vida iluminada com a sabedoria que provém do Senhor Redentor.