Você está em:

02 de setembro, 2ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 02 de setembro, segunda-feira da 22ª Semana do Tempo Comum.

– É de esperança que fala o evangelho de hoje. Na sinagoga de Nazaré, onde havia sido criado, Jesus, num dia de sábado, apresenta seu programa de vida, sua missão, por meio da leitura do profeta Isaías. Por intermédio desse texto, ele diz a que veio: primeiro, reconhece que o Espírito de Deus está com ele e que foi consagrado para uma missão; depois, foi ungido para anunciar a esperança (a Boa-Nova) aos pobres; que Deus o enviou para proclamar a libertação aos presos; a recuperação da vista aos cegos; libertar os oprimidos; enfim, proclamar um ano de graça do Senhor. Agradeça ao Senhor que veio até nós para nos libertar e salvar de toda cegueira e paralização; dando-nos vida nova.

– Escute o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 4, versículos 16 a 30.

Naquele tempo, veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos
e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor". Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: "Não é este o filho de José?" Jesus, porém, disse: "Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra,
tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum". E acrescentou: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu,
havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio". Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

– Muitos ficaram encantados com Jesus; com tudo o que ele disse e com a maneira como ele disse. Essa foi, de fato, a missão de Jesus e é a missão de todo cristão: levar a esperança aos que sofrem. Porém, Jesus sabia que isso não seria fácil. Ele encontraria muita resistência, a começar pelos que o conheciam, seus conterrâneos e seus familiares. Assim sendo, adianta que não desanimaria diante das rejeições. A reação dos assistentes foi violenta. Eles queriam lançá-lo num precipício, mas ele saiu ileso de tudo isso e seguiu adiante em sua missão de levar a esperança. Que Cristo nos ajude a continuar firmes em nossa missão, sem perder a esperança, mesmo que as rejeições ou indiferenças sejam grandes. Converse com Deus sobre as dificuldades, desafios e adversidades na missão cristã de cada dia.

– Você acolhe Jesus e sua Boa Nova no seu dia a dia? Jesus é a Esperança de um mundo totalmente novo, marcado pela justiça, vida e liberdade. Você contribui para edificação do Reinado de Deus na história? O Evangelho é centro no seu agir nas relações com as irmãs e irmãos?

– “...O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar o evangelho aos pobres.” Jesus é o missionário do Pai; nele temos vida e liberdade. É o nosso messias trazendo salvação para toda humanidade. Acolhamos aquele que vem em nome do Senhor. Diz o trecho da poesia de cordel de Carlos Aires: Jesus é o nosso Salvador:

Todo que crer em Jesus
Tem a vida abençoada
E se seguir os seus princípios
Que ensina a Bíblia Sagrada
Terá no céu certamente
A sua eterna morada.
(...)
Jesus é meu protetor
E sempre me dá suporte
Com ele eu vivo feliz
Caminhando firme e forte
Em busca da vida plena
Que virá depois da morte

– Termina sua oração agradecendo ao Senhor pela sua vinda para nos ensinar a amar como ele. Amor libertador, gerando vida, justiça e paz; para que todos tenham vida em abundância. Assim sendo, possamos fielmente assumir o programa de vida e liberdade que ele nos dá com sua vida e palavras.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”





Ícone Arquidiocese de BH