02 de outubro, 4ª feira, Memória dos Santos Anjos da Guarda

Baixar áudio
-Hoje é dia 02 de outubro, 4ª feira, memória dos Santos Anjos da Guarda.

-Na parábola de Jesus, para participar do Reino é preciso “tornar-se” pequeno como as crianças. Para Mateus, ser pequeno é ser discípulo. Assim, quem se fizer discípulo de Jesus entrará no Reino dos Céus. Peça ao Senhor a graça de se fazer discípulo de Jesus, pequeno como uma criança na sua sinceridade.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 18, versículos 1-5.10

“Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se fizer pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, recebe a mim mesmo. Atenção! Não desprezeis um só destes pequenos! Eu vos digo que seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.

- Receber bem uma criança em nome de Jesus, é o jeito de acolher a Jesus em nosso coração. Jesus se utiliza do exemplo de uma criança, sinal de fragilidade, para adverti-los sobre o modo de ser discípulo e o acolhimento aos pequenos. A proposta de Jesus que os discípulos ainda não entenderam é que ser discípulo é com simplicidade, se colocar a serviço dos humildes. Fazer como ele: um mestre que se fez pequeno e servo.

- Tome para si as palavras de Jesus “Se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus”. Qual o impacto que isso causa em você? Será capaz de transformar seu coração em coração de criança?

- “Atenção! Não desprezeis um só destes pequenos!” Longe de qualquer desprezo aos mais frágeis, os discípulos, líderes da comunidade, devem cuidar deles, assim como Deus também os protege enviando seus anjos. O pequeno, o simples, o insignificante, o marginalizado, estes são os que contam para Deus, desde que se abram para fazer a vontade do Pai Celeste. Do mesmo modo, Deus tem olhar de predileção e total cuidado com o pecador que está longe do rebanho do Cristo. Valorizar os pequenos é honrar a Deus. Buscar o irmão que se desvia do caminho, é agir como o pastor que busca a ovelha perdida. Rezemos a oração que desde pequenos nossas mães e avós ensinam:
"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém." "

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Que sejamos capazes de estar atentos aos pequenos e marginalizados, para servi-los como irmãos. Que saibamos inspirar no mestre Jesus que se faz pequeno e servo.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.