02 de junho, 9º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 02 de junho, 9º Domingo do Tempo Comum.

- No Evangelho deste domingo, Jesus desmascara uma patologia ou uma enfermidade da alma, uma espécie de tumor social: trata-se da intransigência, que se expressa nas atitudes de preconceito, intolerância, fanatismo, racismo, indiferença, legalismo, moralismo..., matando na raiz toda possibilidade de encontros humanizadores, sobretudo com os “diferentes”. Peça ao Senhor a graça de acolher sua Palavra e viver em diálogo e respeito para com todos.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 2, versículos de 23 ao Capítulo 3, versículo 6:

Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado.
Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam.
Então os fariseus disseram a Jesus:
"Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?"
Jesus lhes disse:
"Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram
quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote,
comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros?
No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães".
E acrescentou:
"O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.
Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado".
Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca.
Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado,
para poderem acusá-lo.
Jesus disse ao homem da mão seca:"Levanta-te e fica aqui no meio!"
E perguntou-lhes:
Mas eles nada disseram.
Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: "Estende a mão".
Ele a estendeu e a mão ficou curada.
Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes,
imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

- O evangelho deste domingo nos revela que o intransigente nunca se põe no lugar do outro; só ele tem razão. Isso porque ele pensa a partir da lei, mas não pensa a partir da situação e das necessidades dos outros. Mas Jesus pensa e age de outra maneira; primeiro é o ser humano e depois a lei; esta deve estar a serviço do ser humano. O modo de proceder de Jesus nos instiga a acolher as diferenças como expressão da inesgotável criatividade divina.

- Como você se posiciona diante das diferenças religiosas, políticas, raciais, de gênero, de cultura...? Você cultiva o diálogo e o respeito à vida de todos ou compartilha o ódio?

- “Jesus disse: "É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?". A diferença promove a unidade lúcida e criativa; por isso é valor a ser preservado e a ser desenvolvido, é potencial a ser ativado. Diz o Papa Francisco:
“O Espírito Santo cria a diversidade na Igreja. A diversidade é bela, mas o mesmo Espírito Santo faz também a unidade, para que a Igreja esteja unida na diversidade; para usar uma expressão bela: uma diversidade reconciliadora” .

- Termine sua oração pedindo ao Senhor a graça de viver acolhendo o outro, respeitando as diferenças e cultivando o diálogo. Peça pela paz, pelo respeito também ao meio ambiente.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.