Você está em:

02 de julho, Domingo, Solenidade de São Pedro e São Paulo

Baixar áudio
- Hoje é dia 02 de julho, Domingo, Solenidade de São Pedro e São Paulo.

- Hoje, celebramos com alegria a vida de São Pedro e São Paulo, considerados pilares da Igreja. Com diferentes histórias, são para nós inspiração no compromisso e fidelidade com anúncio da boa nova de Jesus. O Evangelho de hoje narra o questionamento de Jesus aos discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" e também a nós questiona: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Agradeça ao Senhor a oportunidade, de pela Palavra e vida, O ir conhecendo e pelo seu chamado a contribuir, como fiel batizado, na construção do Reino.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 16, versículos 13 a 19:

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos:
"Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"
Eles responderam:
"Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".
Então Jesus lhes perguntou:
"E vós, quem dizeis que eu sou?"
Simão Pedro respondeu:
"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".
Respondendo, Jesus lhe disse:
"Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

- Jesus indaga aos discípulos sobre o que diziam sobre Ele, a resposta demonstra que não havia a compreensão de quem Ele era. Jesus quer ouvir também seus discípulos. Pedro responde: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Pedro é instrumento da revelação do Pai sobre a Jesus. Por isso, recebe a missão e a autoridade de conduzir a Igreja. Hoje, Jesus quer nos ouvir, quer saber quem é Ele para nós. Peça ao Senhor, que ajude você a conhecê-lo cada vez mais, e se deixar conduzir pelo Espírito de Deus, todos os dias da sua vida.

-Pedro se deixa encontrar pela Palavra que é o próprio Jesus, e você? Quem sente, quem diz, quem crer, ser Jesus Cristo?

- "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.[...]” Sigamos o exemplo de Pedro e Paulo, que se deixaram descentralizar para que nossa identidade centrada em Jesus. Ouçamos o que Padre Adroaldo Palaoro nos diz:

“Ter identidade é assentar nossa vida sobre a rocha interior (Pedro) que nos sustenta e nos faz sair da prisão do ego (Simão). Nossa identidade é sempre dinâmica, histórica, fecunda, aventureira... Nossa vida é uma contínua travessia do Simão/Saulo para Pedro/Paulo, porque ela está centrada n’Aquele que tudo sustenta. Nossa identidade profunda está a serviço de quem? – do próprio “ego” como Simão ou Saulo, ou do Reino, como Pedro e Paulo”

-Termina sua oração pedindo ao Senhor, a graça de seguirmos Jesus com amor e continuamente crescermos na intimidade e sintonia com seu jeito de ser e agir.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH