02 de Janeiro, 3ª feira, Memória dos Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno

Baixar áudio
-Hoje é dia 02 de Janeiro, 3ª feira, Memória dos Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja.

- No Evangelho de hoje João Batista não é uma voz que louva a si mesmo. A voz que as pessoas têm de escutar é a de Deus. João é a voz que grita, é aquele que tem consciência da sua missão; ele não se faz o centro das atenções, mas indica sempre o “outro”; ele não atrai olhares sobre si mesmo, mas convida a olhar para o “outro”. Sua voz está a serviço de Jesus. João anuncia que virá o Messias. Peça ao Senhor a graça de se colocar sempre a serviço do anúncio de Jesus e não de si mesmo.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 01, versículos de 19-28:
“Este é o testemunho de João, quando os judeus enviaram, de Jerusalém: “Quem és tu?” Ele confessou, não negou, mas confessou: “Eu não sou o Cristo”. Perguntaram: “Quem és, então? Tu és Elias?” Respondeu: “Não sou”. – Tu és o profeta?” – “Não”, respondeu ele. Perguntaram-lhe então: “Quem és afinal? Precisamos levar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”. Ele declarou: “Eu sou a voz de quem clama no deserto: Endireitai o caminho para o Senhor!” – como disse o profeta Isaías. Os enviados eram dos fariseus e perguntaram a João: “Por que, então, batizas, se não é o Cristo, nem Elias, nem o profeta?” João lhes respondeu: “Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis: aquele que vem depois de mim e do qual não sou digno de desatar a correia da sandália!” Isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João esta batizando”.
-Há vozes que nos tocam, podem ressoar em nós como brisa ou como punhais, sempre deixando marcas profundas. Existem vozes que podem mudar a vida, comunicando calor, luz, amor, e há vozes que ferem. As palavras conseguem criar pontes, horizontes, chegando a lugares jamais imaginados. A Palavra de Deus é dirigida a João no deserto. Palavra frágil e imensa, que é como um sair de si, um erguer-se sobre a lógica do poder, um desviar-se dos caminhos habituais, longe das grandes capitais e dos reis, um perder-se no deserto. É o Deus que escolhe os pequenos e a quem basta um só homem que se deixe inflamar pela sua Palavra. João anuncia o Messias. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de também ser voz que anuncia os ensinamentos do Senhor.

-A voz que as pessoas têm de escutar é a de Deus. Por isso temos que anunciar sua Palavra mais que as nossas. Sua voz está a serviço de quê? De quem? É voz que promove e salva o outro?

-Diz João Batista: “Eu batizo com água. Mas entre vós está alguém que vós não conheceis: aquele que vem depois de mim, e do qual eu não sou digno de desatar as correias da sandália”. Para viver na lógica do Reino de Deus, é preciso sempre construir pontes. É tempo de escuta, ir em frente e aplainar os caminhos do Senhor, possibilitar travessias e assumir a prática da justiça e do amor ao próximo com ações que transformem realidades. Diz assim o escritor Mia Couto no poema Caminhos:

"O que faz andar a estrada?
É o sonho.
Enquanto a gente sonhar a estrada
permanecerá viva.
É para isso que servem os caminhos,
para nos fazerem parentes do futuro."

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, estamos em novo tempo. Peça a Deus que o ajude a ser voz profética como foi João Batista, a ser voz dos que não tem voz na sociedade. Peça que o Senhor faça de você um eco da Sua Palavra de amor em nossas famílias, comunidades, sociedade.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.