02 de abril, 3ª feira, Oitava da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é dia 02 de abril – Terça-feira – Oitava da Páscoa

-O Evangelho de hoje, segundo o evangelista João, conta a experiência de Maria Madalena com a primeira aparição de Jesus. A princípio, ela não o reconheceu, mas ao ouvir seu nome, ela exclamou: Rabuni, que quer dizer Mestre. Peça graça e bençãos para todos. Peça ao Senhor a graça de acreditar nas aparições do ressuscitado, assim como Maria Madalena acreditou.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 20, versículos de 11-18:

“Naquele tempo, Maria havia ficado perto do túmulo, do lado de fora chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo. Viu dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. Depois de ter dito isso, virou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não sabia que era Jesus. Jesus lhe perguntou: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o pusestes, e eu irei buscá-lo”. Então Jesus falou: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni!”, que quer dizer: Ó Mestre. Jesus disse: “Não me segures! Eu ainda não subi para o Pai, mas vai dizer aos meus irmãos que eu subo para junto do meu Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos. “Eu vi o Senhor”, e contou o que ele lhe havia dito.”

-Maria Madalena é a primeira testemunha do ressuscitado. Ao ir ao sepulcro ela está segura do quer. Tem certeza de que quer encontrar o corpo morto de Jesus, mas não o encontra porque ele está vivo. Ela fala com ele, o reconhece, depois que o escuta falar seu nome. Jesus, o ressuscitado, também nos chama pelo nome e nos pede para ser testemunha de sua ressurreição. Ir dizer para quem quiser ouvir: “Eu vi o Senhor”. Peça ao Senhor que lhe dê a graça de sempre testemunha-lo vivendo conforme as exigências do Evangelho.

-Quais sentimentos ainda te impedem de passar da morte para a vida? Por que choras? A quem está procurando?

- “Jesus lhe perguntou: “Mulher, por que choras? A quem procuras?””. Maria Madalena saiu a procura do corpo do Senhor. Queria saber onde o tinham colocado. Queria cuidar do seu corpo para o enterro. Como não o encontrou, chorava. Mas o ressuscitado lhe aparece e a questiona: Maria, por que choras? Maria se alegra com a presença do ressuscitado. E nós, como acolhemos a presença do ressuscitado em nossa vida? Ele se preocupa com cada pessoa que lhe quer bem, que procura por ele. Só precisamos responder ao seu chamado. Diz assim uma música litúrgica:

Cristo ressuscitou, Aleluia!
Venceu a morte com amor.
Cristo ressuscitou, Aleluia!
Venceu a morte com amor, Aleluia.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele caminha sempre junto de nós, nos orienta para bem servir aos irmãos e ilumina-nos a mente, para bem compreender a sua Palavra.

- Peçamos ao Senhor a sua bênção para o dia e as atividades:
O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.