Você está em:

01 de setembro, 22º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 01 de setembro, 22º Domingo do Tempo Comum, “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”

- A pausa para escutar e refletir a palavra é uma frutuosa maneira de superar as superficialidades que descentram, que desviam o olhar do fundamental, da sintonia profunda com Deus. O Evangelho de hoje é um convite a voltar o olhar, o coração, a ação para o essencial sentido da vida, para o que unifica, integra e faz com que cada pessoa perceba o que brota do seu interior, a sintonia do coração com as palavras e gestos. Neste Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação: Peça ao Senhor, a graça da verdadeira pureza, da leveza, da liberdade que brota do amor a Deus, no compromisso de cuidado com aos irmãos, com a vida, com a criação.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 7, versículos 1 a 8. 14 e 15 e 21 a 23

Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus:
"Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?"
Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens".
Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse:
"Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem".

- O julgamento dos fariseus e mestres da Lei dirigida aos discípulos e a Jesus, é fruto de costumes religiosos que ensinavam como maneira de alcançar a pureza que a lei exigia. Alguns se transformaram em um exagero de preceitos e cuidados ritualistas, perdendo o sentido como expressão da Lei do amor de Deus e tornaram-se fontes de opressão e exclusão para o povo pobre, que não conseguia seguir tantas prescrições e por isso, eram considerados impuros. Jesus é a novidade esperada! Rejeita o fardo de tantas normas externas, como maneira de amar e servir a Deus, leva à descoberta da essência do amor de Deus, da sua proposta que é o Reino. Aos fariseus e doutores da Lei Ele denuncia que abandonaram o mandamento de Deus e seguem a tradição dos homens. Volta seu olhar para a multidão e amorosamente instrui ao salto da liberdade, dizendo que a verdadeira impureza é ação do interior, brota do coração de cada pessoa. Agradeça ao Senhor, a alegria da novidade que é Jesus, o seu amor misericordioso que deseja estar sempre perto do seu coração.

- Quais costumes você considera sagrados? Eles realmente aproximam o seu coração ao de Jesus? Sua boca e suas ações “falam” do que está cheio o coração? Quais sentimentos você alimenta em seu interior? Quais sentimentos você deseja eliminar do seu coração?

- Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior”. Ouça um fragmento da música “Fazer um bem “de Bia Bedran:

Fazer um bem, fazer um bem a quem se quer bem
E também a quem nem se conhece bem
Fazer um bem, fazer um bem a tribo
Ao som e ao silêncio, a um amigo
Fazer um bem, ao rio, ao peixe, e ao mar
Ao céu, e às estrelas, ao ar, à terra
Ocupar todos os espaços do mal
Fazendo um bem, um qualquer bem
[...]
Pra fazer um grande bem
Fazer um bem ao velhinho e ao neném
Abrir os braços e abraçar alguém
Fazer um bem ao rico e a quem nada tem
Saber o quanto é grande um pequeno bem
Fazer um bem à casa, à rua e ao país
Aos nossos filhos, sempre, aos nossos pais
[...]
Pra fazer um grande bem
Fazer um bem, fazer um bem a si mesmo
Fazer um bem, ah, ah
A esmo

- Termina sua oração, pedindo ao Senhor a graça da conversão diária, de ajudar você a manter o seu coração sempre próximo ao Dele e assim dele brotar sempre a bondade e vontade de fazer o bem.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Ícone Arquidiocese de BH