Você está em:

01 de maio, 4ª feira, 5ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 01 de maio, quarta feira da 5ª Semana da Páscoa.

- O evangelho de hoje nos convida a reler o evangelho do último domingo. A parábola da videira é uma bela e valiosa reflexão, especialmente nesse tempo pascal, para não esquecer a importância do verdadeiro e permanente encontro com a pessoa de Jesus. É a experiência do encontro que faz N’Ele permanecer, para que a vida de cada seguidor dê frutos. Peça a Senhor a graça de estar sempre unido à fonte da vida que é Jesus, o amor que alimenta e transforma a vida verdadeira.

-Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 15, versículos 1 a 8:

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos
por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado:
que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos".

- Jesus encanta pela beleza do seu jeito de anunciar sua mensagem. A vinha, os ramos, os cachos de uva, o sabor... Tudo fala da vida. Jesus é a videira verdadeira, Deus é o Pai, agricultor que cuida amorosamente. Ele poda o que impede a vida de florescer e frutificar. O segredo é abrir o coração estar unido à Deus assim como Jesus e, por meio D’Ele, se abrir ao encontro e amizade profunda com a fonte que dá sentido e transforma a vida em frutos de amor, amizade, respeito e justiça, como um ramo que se une à videira e produz o belo e saboroso fruto. Agradeça ao Senhor, pela alegria de ser chamado ao encontro e permanência com Jesus, fonte de vida e pelas podas que, embora doloridas, promovem vida nova.

- Você se considera um ramo ligado à videira que é Jesus? Que podas já experimentou em sua vida e ajudaram você a crescer? Elas fortaleceram sua fé e permanência em Jesus fonte de vida? Quais suas dificuldades em permanecer unido a Jesus e à sua missão?

– “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos". Um trecho da música “Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor. Vós sois os ramos, permanecei no meu amor!” de Fr. Luiz Carlos Susin diz assim:
[...]
Para amar sem medida: permanecei no meu amor.
Para dar vossas vidas: permanecei no meu amor.
Para ser meus amigos: permanecei em mim!

Para ver o caminho: permanecei no meu amor.
Para ver a verdade: permanecei no meu amor.
Para ter sempre a vida: permanecei em mim!
[...]
Se vos dobra a tristeza: permanecei no meu amor.
Se amargo é o pranto: permanecei no meu amor.
Se inquieta a tentação: permanecei em mim!
[...]
Quando a estrada é difícil: permanecei no meu amor.
Quando o passo é impossível: permanecei no meu amor.
Quando treme a esperança :permanecei em mim!
[...]

-Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de permanecer em Jesus e a sua Palavra permanecer em você, para que nesse compromisso de amor seja você, cada dia mais unido ao Pai como Jesus foi, fortalecido pela força do Espírito.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH