Você está em:

01 de dezembro, 1º Domingo do Advento

Baixar áudio
-Hoje é dia 01 de dezembro – 1º Domingo do Advento

-Recomeça do princípio o ano litúrgico, quando voltaremos a percorrer mais uma vez toda a vida de Jesus. O ano novo começa com o primeiro domingo do Advento, o primeiro dia de um caminho de quatro semanas que nos conduz ao Natal, que é o eixo em torno ao qual giram os anos e os séculos, o início da história nova, quando Deus entrou no rio da humanidade. O Evangelho entrega-nos esta vocação a uma dupla atenção: à vida e ao infinito. A vida está dentro do infinito, e o infinito está dentro da vida; o eterno brilha no instante, e o instante insinua-se no eterno. Num Advento sem fim.
Peça ao Senhor a graça de estar preparado e vigilante porque o Senhor vem. Fique firme na fé e na esperança.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 21 versículos 25-28.34-36

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas desmaiarão de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo. Porque as potências celestes serão abaladas. Então verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, reerguei-vos e levantai a cabeça, porque está próxima a libertação. Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos que habitam a face de toda terra. Ficai, porém, de sobreaviso e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

- Sabemos que a arma mais destrutiva, sofisticada e letal no mundo que vivemos é o medo – “os homens vão desmaiar de medo -; essa força que nos paralisa pouco a pouco. Nestes tempos de obscuridade e sofrimento, somos desafiados e continuar crendo nos recursos e nas ricas possibilidades que a humanidade carrega em seu interior; para isso devemos “estar vigilantes, orando a todo momento”. Vigilantes, mas sem medo.

- Reflita: O que espero? Se não sei o que espero, a vida perde o sentido; quem não espera, não busca, não amadurece.
O que vislumbro no meu horizonte pessoal, profissional, social, eclesial...?

- Diz Jesus: “Ficai, porém, de sobreaviso e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”. O tempo do advento nos aponta para uma nova realidade de esperança que vai entrar na história e renovar a vida de muitas pessoas. A Igreja, no Advento, celebra exortando seus filhos e filhas a despertarem para essa nova realidade que Deus quer realizar através de seu Filho Jesus que vem chegando. Seu nascimento está próximo e ele quer nascer em cada coração, em cada lar, em cada comunidade. O que a Igreja espera de nós batizados é a conversão para acolher o Cristo. Diz um refrão conhecido:

Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda o meu ser, permanece em nós!

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Que esteja sempre em oração e vigilante à espera do Filho do Homem, aguardando que ele venha fazer morada em seu coração.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ícone Arquidiocese de BH