01 de abril, Sábado, 5ª semana da Quaresma

Baixar áudio
-Hoje é 01 de abril, sábado, da 5ª Semana da Quaresma.

-Os sinais realizados por Jesus causam a fé em algumas pessoas e o ódio em outras. Jesus é o Filho amado de Deus, que passa por este mundo realizando a vontade do Pai e salvando a todos. Mas os poderosos de seu tempo, e aqueles que se consideram poderosos hoje, não acolhem sua mensagem salvífica porque se consideram mais importantes que Deus. Peça ao Senhor que a humanidade possa romper toda prepotência, a fim de se abrir sempre a ação amorosa e salvífica de Deus.

-Escuta o Evangelho Segundo João 11, 45-56.

Naquele tempo, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: 'O que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação.' Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: 'Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?' Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: 'O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?’

-O mal se abate sobre Jesus advindo da incompreensão daqueles que não são capazes de vê-lo agir com os sinais de Deus. Jesus realiza os sinais para testemunhar a ação de Deus ao mundo, um Deus que muito amou o mundo e por isso enviou seu Filho para salvá-lo. Estamos próximos de celebrar o mistério pascal de Cristo. Suplique a Deus a capacidade de alargar sua compreensão da fé.

-Por que o mal existe no mundo? O que podemos fazer para não compactuar com a maldade da incompreensão? Quais as suas atitudes, à luz do modo de agir de Jesus, diante da maldade e perversão que outros te convidam a realizar?

- “Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus”, diz o evangelho de hoje. Em alguns momentos de nossa vida, precisamos nos retirar dos conflitos, dos ambientes tóxicos, de relações doentias, que nos levam ao pecado e à conivência. O poema “Mulher no palco” de Lyz Luft diz assim:

Estou sempre nos limiares:
sou sempre esta pausa antes
do início de uma canção,
sou um momento de espera,
quase um fim de solidão.

Sou margem de caminho para a morte,
gesto que pressente atrás do véu:
promessa de chuvas sob o céu,
e vôo que antes de partir
repousa...

- Termine sua oração suplicando ao Senhor que te ensine a compreender tudo o que ele realiza em tua vida. Não seja duro de coração e perceba os sinais de Deus em sua vida. Peça ao Senhor sabedoria.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.