Você está em:

Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe: Somos todos Discípulos Missionários em Saída

Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

 Somos todos Discípulos Missionários em Saída

Incentivados pelo Papa Francisco, numa perspectiva sinodal, o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) convoca todo o povo de Deus a participar desse evento pastoral e eclesial tão significativo para o continente Latino-Americano, com seus desafios sociais, culturais, políticos e religiosos.

 

A Assembleia Eclesial propõe-se a rever nossa caminhada evangelizadora à luz da V Conferência Episcopal Latino-Americana, realizada em Aparecida, no ano de 2007, e reacender no coração de todos a chama do entusiasmo e do compromisso pastoral enquanto Discípulos-Missionários de Jesus Cristo, afim de que nele todos os povos tenham vida, sendo um continente de esperança, de amor, e de paz ( DAp, n.536).

 

A realidade plural em que vivemos exige nossa participação ativa nesta Assembleia Eclesial. Deste modo, a voz de nossas comunidades  com seus respectivos conselhos pastoral e administrativo,  grupos, movimentos, associações e pastorais, bem como aqueles que não participam destas instancias, será ouvida e poderá contribuir muito no processo de evangelização.

 

Somos todos chamados a participar e dar a nossa contribuição. Basta acessar o link (https://asambleaeclesial.lat/escucha/) e você será auxiliado por uma equipe técnica através do e-mail escucha@asambleaeclesial.lat . Podemos participar comunitariamente (conselho de pastoral, equipe de catequese etc) e individualmente. Além disso, caso seja viável, é possível também organizar grupos considerando os diversos temas propostos pelo documento de preparação da Assembleia.

 

No processo de uma permanente conversão pessoal, comunitária (eclesial) e social, busquemos enquanto Discípulos Missionários numa Igreja em Saída, abrirmo-nos cada vez mais aos critérios, métodos e formas, que nos ajudarão a percorrer novos caminhos a serviço da vida da Casa Comum e de cada pessoa que habita nesse imenso continente.

 

Cordialmente;

Dom Geovane Luís da Silva
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Dom Vicente de Paula Ferreira
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Padre Joel Maria dos Santos
Vigário Episcopal para Ação Pastoral

 

CELAM amplia período de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina até 30 de agosto