Você está em:

Primeiro dia do Encontro Mundial da Juventude em Assis, na Itália

Jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte já estão em Assis, na Itália, onde partilham reflexões com mil jovens de todo o mundo no evento internacional sobre a “Economia de Francisco e Clara”.  Nesta quinta-feira, 22 de setembro, marcada pelo início da primavera no hemisfério Sul, teve início o encontro de três dias, que receberá a inspiradora presença do Santo Padre, o Papa Francisco.
“O amanhã está para chegar. Assim, na esperança que não decepciona, iniciamos o encontro para a Economia de Francisco, em Assis, Itália”, nos relata o seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte Douglas Felipe, presente neste grande momento para a juventude mundial.  Douglas lembra que jovens de diversas nacionalidades estão presentes, dedicados à construção de um caminho real, possível e necessário para uma nova economia: “promotora da vida e geradora da paz”, sublinha.
Hoje,  as palestras trouxeram denúncias de violências econômicas, ambientais e sociais, mas também revelaram experiências positivas de ações econômicas justas, no horizonte do bem. Eduardo Brasileiro, pesquisador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp/PUC Minas), apresentou a inciativa do Brasil em inserir no nome “Economia de Francisco” o nome de Clara, santa, irmã de São Francisco, numa bonita e necessária referência do sempre presente protagonismo feminino. Ao longo do dia, a agenda de atividades e ações contará com
três sessões de discussões coletivas e uma plenária ao final do dia.
Partilham o Encontro palestrantes, especialistas, professores, músicos, agentes sociais e uma grande soma de ativistas humanistas,
ambientais e econômicos. “Todos somam vozes que, unidas pelo Espírito Santo, estão atentas às tantas desigualdades e carências sociais e acreditam poder transformar essas realidades, em vista do bem comum, da paz mundial”, nos reporta Douglas Felipe.

Economia de Francisco e Clara

Da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Economia de Francisco e Clara estão em Assis, Douglas Felipe, seminarista da Arquidiocese de BH e estudante do Curso de Filosofia da PUC Minas; José Maurício, integrante em pastorais da Arquidiocese de BH, e é aluno do Curso de Serviço Social da PUC Minas, Thiago Flores, que é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas;  Márcio Bernardo, coordenador do projeto Presença Solidária da Providens/Veaspam e a professora do Curso de Economia da PUC Minas e presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, Tânia Teixeira.

Clique aqui e veja mais informações sobre o Encontro Global.