Você está em:

“O Novo Humanismo: Paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco” será apresentado no dia 13

Organizado pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, o livro “O Novo Humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco”, será apresentado na próxima sexta-feira, dia 13 de maio, das 17h às 18h30, no Teatro João Paulo II, prédio 30, Campus Coração Eucarístico. Participaram também da organização dos livro os professores Robson Sávio Reis Souza, Claudemir Francisco Alves e Adriana Maria Brandão Penzim, do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp/PUC Minas).

Reunindo 25 autores, a obra apresenta as ideias e as ações do Papa Francisco que apontam para a aurora de um novo humanismo.

A apresentação do livro destaca que, ao inaugurar-se o terceiro milênio, um incômodo mal-estar, generalizado e insistente, se alastra pelas relações econômicas que privilegiam um seleto grupo de bilionários e condena milhões à pobreza e à miséria. “O sistema político de participação democrática está ameaçado por toda sorte de movimentos reacionários que prezam a morte e o incremento da violência como regimes legítimos. As novas tecnologias têm se mostrado ambíguas: ao mesmo tempo em que ampliam possibilidades, também dão espaço a formas de sociabilidade calcadas em toda sorte de violência. A destruição ambiental chegou ao ponto em que a própria vida no planeta começa a ficar ameaçada.”

O texto destaca que essa conjuntura tornou-se ainda mais distópica com a chegada da pandemia. Todos esses temas mencionados ganharam nova intensidade, persistindo e trazendo perplexidade  e assombro  à humanidade.

Contudo, diz o texto, discursos e atitudes do Papa Francisco contrastam intensamente com o cenário atual e sugerem a possibilidade de uma nova forma de vida. “Um mundo em que a morte não tenha a última palavra. Em lugar da exclusão e da miséria, o Papa propõe um novo humanismo. Em lugar da destruição do planeta, Papa Francisco propõe o cuidado com a ‘Casa Comum’. O novo humanismo põe no centro a vida. Todas as formas de vida. Tudo está interligado.”

Leia uma resenha sobre o livro no link: https://faculdadejesuita.edu.br/palavra-presenca/o-humanismo-do-papa-francisco/

O livro pode ser adquirido no endereço: https://www.paulus.com.br/loja/o-novo-humanismo-paradigmas-civilizatorios-para-o-seculo-xxi-a-partir-do-papa-francisco_p_6841.html

 

Serviço:

Lançamento do livro “O Novo Humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco”

Data: 13 de maio (sexta-feira)

Horário: 17h às 18h30

Local: Teatro João Paulo II, prédio 30, Campus Coração Eucarístico – Rua Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte -MG