Você está em:

Irmã Adriane Maria nos indica leitura para viver melhor, a cada dia

Irmã Adriane Maria Barbosa, assessora do Movimento Apostólico de Schoenstatt (Mãe Peregrina), é a nossa convidada para a Dica Literária da semana, nos trazendo uma recomendação de leitura que pode nos ajudar a viver melhor, a  cada dia. Irmã Adriane Maria coordena o Conselho dos Reitores dos Santuários Arquidiocesanos de Belo Horizonte. Responsável pela formação de grupos de espiritualidade, da juventude e de famílias, atua muito ativamente na formação de lideranças e  também na Campanha da Mãe Peregrina: trabalha para que a visita da Imagem da Mãe Rainha às famílias da Arquidiocese de BH seja uma missão profundamente evangelizadora. A rotina é intensa, mas Irmã Adriane guarda o seu tempo para a leitura. Nesse sentido ela se define como uma boa mineira: “um povo que gosta dos livros.”

Acreditando que os autores atuam como companheiros que iluminam o seu trabalho de formação, sua lista de títulos é muito interessante. Os tempos de guerra são sempre de grande interesse, já que o Movimento Apostólico de Schoenstatt foi fundado pelo padre alemão José Kentenich, em 1914. Além dos livros de formação, teologia e filosofia, Irmã Adriane se dedica também, de modo especial, à pedagogia. É ainda uma leitora assídua das cartas encíclicas. “Embora sejam densas, as cartas abarcam a realidade em que vivemos e trazem para o mundo atual uma resposta viva e de fé”, observa citando como exemplo a bela Carta “Amoris Laetitia” – sobre o amor na família – do Papa Francisco.

O  livro que nos indica é uma leitura laical: “Santidade de todos os dias – Espiritualidade Laical de Schoenstatt”, escrito pelo fundador da Obra de Schoenstatt, padre José Kentenich. O livro é sustentado em três pilares, nosso relacionamento com Deus, com o próximo e com o trabalho. “É uma leitura leve e ao mesmo tempo profunda que nos mostra como somos seres integrais de corpo e alma”, diz a Irmã.  Ela lembra que devemos cultivar  uma união harmoniosa com Deus, com o próximo, com nós mesmos, temas relacionados no livro.