Dom Mol: se cuidem, cuidem daqueles que ama e de todos quantos for possível

Com o avanço dos casos do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil e no mundo tem crescido também, em velocidade acelerada, o número de informações falsas (fake news) sobre a doença circulando pela internet. O grande problema que essas fake news causam é a desinformação que ajuda a criar um clima de pânico na população que está sendo obrigada a viver de quarentena. Para combater as falsas notícias sobre saúde, muitas entidades e organizações têm trabalhado para desmentir esses boatos.

Este trabalho de cuidado com o outro tem sido de extrema importância pois é uma forma de demonstrar amor pelo próximo. O bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol, pede para que as pessoas se cuidem, cuidem daqueles que ama e de todos quantos for possível.

“Cristão é seguidor de Cristo. Cristo é a verdade. Cristãos amam a verdade. Cristãos não produzem mentiras (fake news), nem as compartilham, nem acham graça delas, nem as aceitam, nem compactuam com elas, nem se deixam enganar por elas, nem tiram proveito próprio delas. Cristãos combatem e destroem fake news”, afirma dom Mol.

Para alertar e ajudar a população a não cair nas informações falsas, a coordenadora de Comunicação e Marketing da Província Marista Brasil Centro-Sul, Elinéia Denis Ávila, dá dicas para detectar e evitar a propagação das fake news, mostrando como é possível checar as notícias recebidas antes de compartilhar. “A gente precisa ter consciência de que essas notícias colocam em risco tanto nosso sistema de saúde quanto a nossa saúde. E o que são essas informações. Em geral, são memes, dicas, textos, vídeos e até áudios que circulam sem uma fonte confiável. Em geral, elas se espalham rapidamente e é por isso que precisamos tomar cuidado”, alerta.

Retiro Quaresmal na Paróquia Sagrada Família – Participe deste momento especial didicado à reflexão e à oração

O Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora da Piedade, padre José Januário, realiza Retiro Quaresmal na Paróquia Sagrada Família.  Neste tempo de oração e reflexão, os fiéis são convidados a participar da celebração de Penitência e início da Meditação da Via Sacra de Jesus.

A Quaresma é o tempo em que todos são fortemente convidados a se preparar para a celebração da Páscoa:  do Mistério da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Há 35 anos o padre Januário organiza esse retiro,  nas cinco sextas-feiras que antecedem a Semana Santa.

O Retiro Quaresmal é realizado às 5h30 da manhã e também às19h e, neste ano, presidido pelo padre Marcelo do Carmo. Os temas  para reflexão são o Ano Santo de São José,  por meio da Carta Apostólica “Patris Cordes”, e a Campanha da Fraternidade 2021: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Esse momento especial de reflexão e oração é organizado conforme os critérios de prevenção à pandemia, que integram o documento “Evangelização missionária: um novo tempo”, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Clique aqui, para ler o documento na íntegra

Para participar, é necessário retirar senha na secretaria da Paróquia – Rua Costa Monteiro, 767 – Bairro Sagrada Família, Belo Horizonte/MG. Telefone: (31) 3461- 1079.