Dom Geovane preside momento de espiritualidade e celebra a Eucaristia com padres e diáconos de foranias que integram a Rensp

Dom Geovane Luís, bispo responsável pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, presidiu Momento de Espiritualidade com os padres da Forania São Geraldo, na quinta-feira, 27 de agosto. O Encontro foi realizado na Casa de Retiros Santíssima Trindade,  bairro Vila Paris.

O Bispo conduziu reflexões inspiradas no tema “Chamados à Compaixão e à Partilha”, à luz do evangelho de São Mateus (Mt 14, 13 – 21), em que o evangelista apresenta a passagem sobre a multiplicação dos pães.

Ao final do encontro, os padres e diáconos celebraram a Eucaristia, em Missa presidida por dom Geovane.

Próximos encontros

Na sexta-feira, 28 de agosto, dom Geovane Luís conduz a Manhã de Espiritualidade dos padres da Forania Nossa Senhora do Bom Sucesso. O Encontro acontecerá no Retiro da Piedade, em Caeté. Sábado, pela manhã, O Momento de fé e partilha será com os padres da Forania São Sebastião, no Santuário Arquidiocesano Santo Antônio, em Roça Grande, Sabará.

Na próxima semana, na quinta-feira, dia 3 de setembro, o bispo auxiliar dom Geovane se reúne com os sacerdotes da Forania Nossa Senhora do Rosário.

Ao todo, nos meses de agosto e setembro, são 11 Manhãs de Espiritualidade presididas por dom Geovane Luís para  os padres da Rensp vivenciarem essa experiência na presença do Senhor, cultivando sua fé.

Momento de oração e Celebração Eucarística presididos por dom Geovane na Forania Nossa Senhora das Dores

Diaconato Permanente: encontro vocacional online neste sábado, 26 de setembro

Neste sábado, 26 de setembro, as comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte recebem o encontro vocacional online para o diaconato permanente.

Os participantes poderão ter acesso às publicações do material, online, na página do Diaconato Permanente, no site da Arquidiocese de BH (Clique Aqui). Os próximos encontros vocacionais serão nos dias 31 de outubro e 29 de novembro, sempre no último sábado do mês (no período da tarde).

A iniciativa contribui para que o vocacionado conheça melhor a proposta do Diaconato Permanente, neste momento em que todos ainda devem permanecer por maior tempo possível em suas casas. Não é necessário inscrição, nem candidatura prévia.

Encontros Vocacionais

Os encontros são abertos a todos que queiram conhecer a proposta do diaconato permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte. Não é necessário inscrição, nem candidatura prévia. Contudo, todos os vocacionados, que já se manifestaram formalmente, são convocados, pois estes encontros são necessários no processo de amadurecimento vocacional.

Oportunidade para apoiar o discernimento da vocação, esclarecer dúvidas, assimilar a diretriz do diaconato permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte, conviver com os irmãos de caminhada. A participação das esposas é MUITO recomendada.

Requisitos Mínimos para Ordenação

a – Idade mínima de 35 anos, para casados e solteiros. Para os casados, observar também um tempo mínimo de Matrimônio de 5 anos.
b – Iniciação Cristã completa: Batismo, Crisma, Eucaristia. Para os casados, é indispensável o Matrimônio religioso realizado de forma canônica.
c – Experiência mínima de 5 anos em trabalho pastoral ou social (como voluntariado em ONGs, por exemplo).
d – Domicílio canônico na Arquidiocese de Belo Horizonte.
e – Condições de saúde física e psíquica compatíveis com as atividades previstas.
f – ensino médio completo (segundo grau)

Em caso de dúvidas, envie um e-mail com sua pergunta para diaconatobh@arquidiocesebh.org.br