Paróquia Maria, Mãe dos Pobres ajuda comunidade

A Paróquia Maria, Mãe dos Pobres, no bairro Jardim Teresópolis, em Betim, se dedica ao cuidado com a saúde, a cultura e o bem-estar da comunidade. O Projeto de Atenção à Pessoa oferece atendimento às pessoas mais pobres da região, que inclui ainda os bairros Amazonas, Renascer e Alvorada. Cinco psicólogos, duas fonoaudiólogas e uma psicopedagoga realizam quase 400 atendimentos mensais.

A maioria das crianças beneficiadas são encaminhadas pelas escolas, quando os professores constatam problemas relacionados ao aprendizado ou  no relacionamento  pessoal ou social. Uma ação que tem recebido um retorno positivo quanto ao maior aproveitamento dos alunos após  o processo terapêutico.

Os atendimentos são realizados no Centro Pastoral da Paróquia, de terça-feira a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O Coral Sementinha da Fé reúne 24 crianças de cinco a 13 anos de idade na sala da comunidade São Vicente. Os pequenos cantores  se apresentam nas festas da paróquia, em outras paróquias e agora ensaiam para participar de um encontro de corais. Outras sete crianças integram o curso de violão, criado recentemente. Mas, para participar, é preciso estar em dia com a escola.

Os responsáveis pelas atividades artísticas celebram o retorno dos pais, que apresentam relatos de mudança do comportamento em casa, na escola e com relação ao outro, em virtude da disciplina adquirida, do maior bem-estar social e emocional das crianças. São transformações que têm refletido no cuidado que os pequenos passaram a dedicar aos irmãos ainda mais novos, além da superação da timidez.

As pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler na infância são acolhidas com especial carinho no curso de alfabetização para adultos, realizado na Comunidade Divino Espírito Santo, no bairro Novo Amazonas. A iniciativa completa 2 anos no final deste ano, graças à generosidade de duas professoras da rede publica aposentadas que doam tempo e trabalho em favor dos menos favorecidos, e à dedicação dos alunos.