Geração Santa: Live se dedica a contar a história de Santa Teresinha do Menino Jesus

A Live Geração Santa deste mês se dedica a partilhar a bonita história de devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus. A live também foi um momento para falarmos sobre a relação da vivência da fé da Santa com a juventude. E ainda sobre a beleza da visita das relíquias da Santa Teresinha na Arquidiocese de Belo Horizonte: um momento muito especial e abençoado. A live foi transmitida pelo canal do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte, nesta terça-feira, dia 21 de maio.

Participam desta reflexão o frei Francinaldo Magalhães, da Ordem Carmelita Descalço, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro João Pinheiro, em Belo Horizonte, e a Irmã Celina, monja Carmelita do Carmelo de Teresina, no Piauí.

A live foi transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Acompanhe esta reflexão sobre como os exemplos e ensinamentos de Santa Teresinha do Menino Jesus podem ser vivenciados pela juventude nos dias de hoje!

Clique aqui e acompanhe a Live, ao vivo.

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus peregrinam na Arquidiocese de BH

Arquidiocese de Belo Horizonte irá acolher em seu território, entre os dias 13 e 20 de junho, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus que visitam todos os Carmelos do Brasil. Clique aqui e saiba mais.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Thérèse Françoise Marie Martin nasceu em Alençon, na França, em 2 de janeiro de 1873, de um casal de ourives, muito católicos. Ela era a última de oito filhos, três dos quais morreram quando crianças. Aos quatro anos, ficou órfã de mãe e reviveu o drama do abandono quando suas irmãs entraram para o Carmelo. No entanto, recebia o carinho especial do seu pai, que a chamava “pequena rainha da França e de Navarra”, como também “a pequena órfã de Beresina”.

Terezinha seguiu os passos de suas irmãos entrando para o Carmelo de Lisieux, com apenas quinze anos, por especial autorização do Papa Leão XIII.

O desejo da jovem era “salvar as almas” e, sobretudo, “rezar para ajudar os sacerdotes”. Recebeu o nome religioso de Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face.

A pedido da Superiora, Terezinha começou a escrever um diário, no qual fez algumas anotações sobre as etapas da sua vida interior.

Em seus escritos, Santa Teresinha ensinou a teologia profunda da simplicidade: a pequena via. Um caminho de santidade baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano que, quando feitos com amor, produzem frutos de santidade. Ela dizia que não tinha forças para fazer grandes obras heroicas, mas só conseguia fazer pequenas coisas. Mas nessas pequenas coisas estava o segredo de sua santidade.

Após nove anos de vida religiosa, Teresa morreu, com apenas 24 anos de idade, em 3 de setembro de 1897, acometida por tuberculose. Em 1923, foi beatificada pelo Papa Pio XI, que a considerava a “estrela do seu Pontificado” e, logo a seguir, canonizada em 1925.

Live Geração Santa

Desde 2023, a partir do diálogo com padres, seminaristas, religiosos e com a juventude, a Live Geração Santa se dedica a refletir sobre como os ensinamentos de santos ou de pessoas que foram destaque na Igreja Católica podem influenciar a juventude nos dias de hoje.

Assista aos episódios da Live Geração Santa no Canal do Youtube da Arquidiocese de Belo Horizonte. (Clique )