Caminho Religioso da Estrada Real será lançado oficialmente durante II Salão Nacional do Turismo Religioso

O Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) será lançado oficialmente neste domingo, dia 3 de setembro, data que também marca o enceramento do II Salão Nacional do Turismo Religioso, realizado no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Às 8h, haverá Missa de Envio dos participantes da Romaria 550 na Ermida da Padroeira de Minas. Logo em seguida, na parte externa da Ermida, será realizada a solenidade de lançamento oficial do Crer, seguida da bênção e distribuição dos cajados que serão utilizados pelos caminhantes. De lá, acompanhados por grupos culturais, os peregrinos descem a Serra da Piedade, começando, oficialmente, o trajeto de 37 dias chamado de Romaria 550.

Os fiéis vão percorrer mais de 800 km, passar por 38 municípios do Crer, chegando ao Santuário Nacional de Aparecida no dia 9 de outubro. Além do grupo de caminhantes que parte do Santuário Nossa Senhora da Piedade no dia 3 de setembro, nos finais de semana seguintes também partirão grupos de cavaleiros, ciclistas e de pessoas que irão viajar em jipes 4×4. Todos estes grupos chegarão ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, no mesmo dia. O coordenador das pastorais da Cultura e do Turismo da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Josimar Azevedo, explicou que essa será a primeira grande peregrinação pelo Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) – maior roteiro de peregrinação do Brasil, que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida.

A Romaria 550 integra a programação especial que celebra os 250 anos de peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.