28 de agosto – Dia Nacional do Voluntariado: agradecimento especial aos voluntários da iniciativa Solidariedade em Rede

Na sexta-feira, dia 28 de agosto, as comunidades de fé celebram o Dia Nacional do Voluntariado. Em um gesto bonito de amor ao próximo, mais de 220 voluntários nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da iniciativa Solidariedade em Rede, se mobilizam para ajudar aos que enfrentam problemas de saúde e também a quem sofre o impacto da grave crise econômica desencadeada pela pandemia.

No dia dedicado aos voluntários do nosso país, o agradecimento especial da Arquidiocese de BH a todos que contribuem com com o seu tempo e generosidade nas ações do Solidariedade em Rede. Para se ter uma ideia, até o dia 21 de maio, mais de 8 mil famílias receberam doações de cestas básicas, orientações sobre direitos, amparo psicológico e espiritual, em diferentes regiões da Capital Mineira e de sua região metropolitana de Belo Horizonte.

Além disso, outra importante iniciativa da Arquidiocese de BH envolvendo a contribuição de voluntários, da Pastoral de Rua, do Vicariato para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) e apoio de diferentes instituições, já ajudou milhares de pessoas em situação de rua, realizando mais de 25 mil atendimentos. Desde o dia 13 de junho, a Serraria Souza Pinto funciona como referência para acolher e ajudar os moradores de rua na prevenção à Covid-19. O objetivo é dar atenção integrada a até 600 pessoas por dia, dentro da concepção de garantia de direitos e promovendo ações de cuidados, proteção e informação.

Saiba como ser um voluntário

O Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, a serviço das paróquias no desenvolvimento de ações solidárias, é referência para os que desejam integrar esta rede. De acordo com o vigário episcopal para a Ação Social, padre Júlio Amaral, o vicariato contribui para aproximar as paróquias e, assim, favorecer, a partilha de experiências. “A rede mantida pelo Vicariato também é importante ponto de apoio para que as paróquias encontrem soluções para seus muitos desafios no amparo aos mais pobres”, explica o sacerdote.

Importante:

1) Os donativos passam por processos de limpeza e ficam armazenados por três dias, tempo necessário para evitar eventuais contaminações pela covid-19, conforme orientação das autoridades de saúde.

2) Voluntários recebem equipamentos de segurança e são orientados para permanecerem em segurança e, ao mesmo tempo, evitarem a propagação do novo coronavírus.

VOLUNTÁRIOS:

Deseja ajudar? Preencha o formulário disponível neste link: http://encurtador.com.br/nuCF1

DOAÇÕES ELETRÔNICAS

Faça a transferência e envie o comprovante para o e-mail financeiro@providens.org.br ou para o WhatsApp, no número (31) 98978.9390:

• Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte
Banco do Brasil – Conta corrente: 45 325 – 0 / Agência 3495 – 9 (CNPJ: 17.505.249/0280-80)

• Providens – Ação Social Arquidiocesana
Banco Itaú – Conta corrente: 04152-6 , Agência 1403, (CNPJ – 17.272.998/0001-86)

PONTOS DE DOAÇÃO:

Para a entrega de donativos (alimentos, produtos de higiene, agasalhos e cobertores) e o cadastro de voluntários (pessoas dispostas a ajudar na separação e entrega das doações, psicólogos, advogados e outros especialistas que possam doar seus serviços aos pobres), (Clique Aqui)

VEJA TAMBÉM