Você está em:

[Vídeo] Mensagem de dom Walmor pelos 30 anos do Hospital Madre Teresa

No dia 11 de dezembro o Hospital Madre Teresa está comemorando 30 anos de um trabalho de caridade e solidariedade, levando fé e esperança para todos aqueles que mais necessitam. O hospital, que nasceu da semente de amor de Madre Teresa de Jesus Eucarístico, hoje é conhecido em todo o mundo por sua excelência em saúde.

 


Veja a mensagem do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo:

 

Amados e amadas de Deus,


Saúde e paz

Vivamente, com o coração cheio de alegria, celebramos os 30 anos do Hospital Madre Teresa, instituição de saúde reconhecida, uma referência no Brasil e no exterior, que nasceu da semente de amor plantada por Madre Teresa de Jesus Eucarístico.

Uma cristã determinada. Já em sua infância, Madre Teresa alimentava a vocação para a vida religiosa. Aos 21 anos de idade, mesmo sofrendo com os males da tuberculose, se penalizou com a situação dos doentes, dedicando-se ao bonito trabalho de ajudar o próximo, sempre de maneira silenciosa. Neste caminho, Madre Teresa, a Primeira Pequena Missionária de Maria Imaculada, cria uma instituição de saúde voltada para os cuidados com os atingidos pela tuberculose.

Instituição que logo depois tornou-se hospital e, hoje, trinta anos depois,  beneficia a tantos, contribuindo com suas diversas especialidades, com seus profissionais de saúde, religiosas, para a promoção da vida. O Hospital Madre Teresa, resultado do empenho, dedicação e crença de uma religiosa é um exemplo para todos nós.

A semente de amor plantada por Madre Teresa permanece hoje na atuação de todas as missionárias de Maria Imaculada e de todos os profissionais que trabalham no hospital: auxiliando aqueles que sofrem, vivenciando a caridade e a solidariedade, trazendo força, coragem e esperança.

O hospital é muito mais que uma instituição de saúde. Fundamentada no Evangelho, comprometida com o social e, sobretudo, com a valorização das  pessoas, o Hospital Madre Teresa trabalha com um atendimento integral ao ser humano, comtemplando não só o aspecto físico, mas principalmente o cuidado social e espiritual.

O Papa Bento XVI, em mensagem escrita para o Dia do Enfermo neste ano de 2012, nos lembra o exemplo de Cristo dizendo: “Na acolhida generosa e amorosa de toda vida humana, sobretudo daquela fraca e  doente, o cristão exprime um aspecto importante do próprio testemunho evangélico, sob o exemplo de Cristo, que inclinou-se sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-lo”.

Quero agradecer e abraçar, de modo muito especial, cada um dos que se dedicam a este trabalho tão importante e peço que sempre se lembrem de encorajar os doentes e sofredores na busca da fé.

Que Deus abençoe e inspire a todos, para que o Hospital Madre Teresa continue em sua bela caminhada de cuidado com a vida.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte

 

 

Assista a mensagem de dom Walmor: