Você está em:

Vicariato Episcopal para Ação Missionária promove Encontros Formativos sobre a Campanha da Fraternidade 2022

O Vicariato Episcopal para Ação Missionária (VEAM) organiza Encontros Formativos sobre a Campanha da Fraternidade 2022, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”

O primeiro encontro, na modalidade virtual, será no dia 16 de março (quarta-feira), às 20h, e pretende refletir sobre a pergunta: “Para que a educação?”. A assessoria será da professora Jacqueline Crepaldi Souza, Doutora em Ciências da Religião pela PUC Minas.

Para participar é preciso acessar o link: bit.ly/encontrovirtual-cf22

 

Já no dia 26 de março, das 8h30 às 11h30, os participantes são convidados a refletir sobre “Diálogos sobre a Campanha da Fraternidade 2022”, presencialmente, no Teatro João Paulo II, na  PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico.

O encontro será promovido pelos Vicariato Episcopal para a Ação Missionária (VEAM), Vicariato Episcopal para a Educação e a Comunicação (VEEC) e pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Estarão à frente do Encontro o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Nivaldo dos Santos Ferreira, referencial do Veam, padre Júlio César Evangelista Resende, da Comissão de Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o professor José Luiz Quadros de Magalhães, da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz.

Para participar, é preciso fazer inscrição no link: bit.ly/encontroformativo-cf22

Campanha da Fraternidade 2022

Com o tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a Campanha da Fraternidade de 2022, aborda, pela terceira vez, a temática da educação. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base: “a realidade de nossos dias fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

A Campanha da Fraternidade 2022 é inspirada no Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Pontífice apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada.

 

Serviço:

Data: 16/03/2022 (quarta-feira) – Hora: 20h

Título: Campanha da Fraternidade 2022 – Para que a educação?

Assessoria: Prof. Jacqueline Crepaldi Souza – Doutora em Ciências da Religião pela PUC-MG

Local: Plataforma Virtual – ZOOM

Link de inscrição:  bit.ly/encontrovirtual-cf22

Realização: Vicariato Episcopal para Ação Missionária (VEAM), Arquidiocese de Belo Horizonte

 

Data: 26/03/2022 (sábado) – Hora: 8h30 às 11h30

Título: Encontro Formativo – Diálogos sobre a Campanha da Fraternidade 2022

Local: Teatro João Paulo II – PUC Minas –

Link de inscrição: bit.ly/encontroformativo-cf22

Realização: Vicariato Episcopal para a Ação Missionária (VEAM), Vicariato Episcopal para a Educação e a Comunicação (VEEC), Pastoral Arquidiocesana da Educação, Arquidiocese de Belo Horizonte

Participação: 

– Dom Nivaldo dos Santos Ferreira – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Referencial do VEAM;

– Padre Júlio César Evangelista Resende, da Comissão de Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);