Você está em:

Vicariato articula ações em prol dos necessitados

Pastoral oferece almoço a pessoas em situação de rua

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, tem como um de seus principais objetivos fortalecer a inserção social da Igreja em diálogo com o projeto de evangelização Igreja Viva, Povo de Deus. Por isso mesmo, busca-se ampla integração entre o  Vicariato e a sociedade, com a instituição de políticas que procurem fortalecer agentes, pastorais e núcleos que contribuam para solucionar problemas sociais.

O Vicariato estabelece suas ações prioritárias a partir de três amplas diretrizes: inserção nos espaços públicos de participação; construção de uma força institucional do Vicariato frente a políticas públicas e incentivo à participação popular, com a mobilização cidadã. Além dessas diretrizes, há iniciativas que aglutinam e orientam a ação social da Arquidiocese de Belo Horizonte. O Vicariato se consolida como articulador, promotor e assessor da ação social e política em âmbito paroquial, forâneo e regional.

SIASP

Sempre buscando aprimorar e assegurar mais eficácia e transparência aos processos, o Vicariato para a Ação Social e política conta com o Sistema Integrado de Ação Paroquial (SIASP), que promove maior integração entre as ações sociais desenvolvidas pelas paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O SIASP atua como mecanismo de acompanhamento, registro, troca de experiência e aproximação das ações sociais e políticas das paróquias e comunidades com o Vicariato. O trabalho integrado resulta em mais benefícios para os  necessitados, ao garantir agilidade, organicidade e transparência em todas as frentes de atuação.


Confraternização promovida pela Pastoral de Rua contou com sorteio de brindes e apresentações musicais