Você está em:

Um dia diante de ti (2) - Encontro com Deus na história de cada dia

Ouça o conteúdo

Encontro com Deus na história de cada dia

No Primeiro Momento desta proposta de experiência com Deus em um dia, trabalhamos atitudes imprescindíveis para se atingir o objetivo desejado: abertura, oferta e esperança. Nesta etapa, propomos que pelo menos outras três atitudes orientem e animem o apóstolo de Jesus durante sua jornada. Podemos cultivá-las a partir do acolhimento e de uma busca de resposta obediente e amorosa.

 

Segundo Momento: Tarde
Atitudes: deixar-se guiar-prestar atenção-confiança

 

Deixar-se Guiar

É a atitude de continuar o processo iniciado pela manhã ( que vimos na edição anterior). A abertura ao Espírito Santo e o gesto de oferta vão nos colocar em sintonia com Deus, que se manifesta ao longo  de todo o dia. Daí não ser necessário carregar nenhum roteiro para fazer experiência de Deus, mas estar atento aos inúmeros sinais de sua presença. Então…

 

Busque estar em constante sintonia com o Espírito de Deus: presente, atuante, libertador, bondoso. Sinta-se em suas mãos, guiado por Ele. É o Espírito que “chega antes de nós, que trabalha mais e melhor do que nós, que joga sempre sua partida como vencedor”. É o Espírito que caminha junto, que anima, envolve e inspira.

Deixar-se guiar pelo Espírito…

  • É fazer, como Abraão, um caminho de fé em meio às incertezas e inseguranças do futuro.(Gn12,1-9).
  • É a atitude de Moisés que, apesar do medo e das resistências de seu coração, assume o projeto libertador de Deus para o povo (Ex 3,1-10).
  • É a atenção do jovem Samuel que busca, em meio a tantas vozes, discernir a voz de Deus e colocar-se à sua disposição (1 Sam 3,1-21).
  • É deixar-se levar, como Elias, a um lugar especial para receber o sopro de Deus e iluminar os ruídos, as lutas e as perseguições do dia a dia e renovar o zelo pelas coisas do Senhor (1Rs 19,1-18).
  • É fazer a experiência de Jesus que se deixou conduzir pelo deserto para escutar Deus falar ao seu coração, superar as contradições, vencer o mal e dispor-se a ser presença viva dele no meio do povo (Mt 4, 1s).
  • É colocar-se com confiança nas mãos de Deus, como Maria, no intuito de perceber e viver sua vontade, no decorrer do caminho, e colaborar no projeto salvífico (Lc 1,26-38).
  • Enfim, é a atitude dos discípulos de Jesus que, tocados pelo Espírito, recriam os ânimos, a coragem, o vigor e tornam-se destemidos na missão de anunciar as maravilhas de Deus, como o Mestre o fez (At 2,1-36).

 

Tome um desses textos cada dia e deixe-se orientar pelas atitudes aí presentes.

Confiança

Uma atitude fundamental para ser cultivada no decorrer do dia é a do profeta Jeremias, que se vê como um barro nas mãos do oleiro e se deixa modelar por suas mãos. Vaso frágil, que pode romper-se, mas que ganha a forma que o oleiro lhe quer dar. É Deus modelando a nossa história e a história do mundo. Veja: Jer 18,1-6.

 

Prestar Atenção

Essa é a atitude básica do Apóstolo de Jesus. Completa assim um conjunto de atitudes fundamentais que podem muito ajudar a fazer experiência de Deus na vida.

 

Se Deus se revela, se deixa encontrar, se manifesta em tudo e em todos; se o Espírito Santo chega antes de nós e trabalha mais e melhor do que nós, então o que nos resta fazer? Qual é a nossa parte?

 

  • É preciso cultivar um olhar novo e límpido, transparente, capaz de ver as coisas, os acontecimentos e as pessoas a partir do coração. Olhar o mundo com os olhos e o coração de Deus. “Ver traços eternos em paisagens diárias”. É cultivar a capacidade de maravilhar-se, deixar-se tocar…
  • É preciso treinar a atenção para perceber a presença de Deus e seus apelos. Prestar atenção aos sinais dessa presença, discernir, escutar e intuir obedientemente uma resposta. Só um olhar límpido e transparente, livre de preconceitos e desejoso de ver, e um coração atento são capazes de perceber, de dar-se conta dos passos de Deus nas experiências do cotidiano.

 

Prestar atenção em quê?

 

  • Aos inúmeros e diferentes rostos. Olhe-os atentamente. Observe a fisionomia de cada pessoa que Deus coloca em seu caminho. Faça silêncio diante do mistério de cada um e de cada uma.
  • Nos rostos desfigurados. Contemple tantos rostos sofridos, que são a expressão do abandono, da exclusão, do egoísmo, da fome, do pecado. Que apelos eles te fazem? Como tu os acolhes na mente e no coração?
  • Nas crianças e jovens. Observe como eles transmitem vida e esperança. Acolha-os em teu coração. Renove tua esperança…
  • Na natureza. Contemple a beleza da criação, as cores, os movimentos, a vida que pulsa. Observe também os sinais de destruição. Sinta-se chamado a cuidar…
  • Nas obras humanas. Deixe-se tocar pela capacidade de criar do ser humano. Contemple as obras de arte simples e complexas. Deixe-se mover de admiração pela capacidade criativa, de construir beleza, de facilitar a vida das pessoas. Que apelos você sente diante de tudo isso? Quanta coisa bonita o ser humano é capaz de criar!
  • Nos sinais de morte. Também aí Deus tem uma mensagem. Esses sinais estão mesclados com os sinais de vida, porém tendem a aparecer com mais evidência. Estão no coração humano, estão também impregnados nas estruturas que matam. Sinta os apelos de Deus…
    Deixe-se iluminar pelas palavras de Jesus: leia Mateus 16,1-4

Na próxima semana, publicaremos a terceira e última etapa desta  proposta de experiência de Deus em um dia:  Terceiro Momento – Noite.
 

Vanderlei Soela
Espiritualidade Apostólica Marista



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH