Você está em:

Trabalho escravo e refugiados são temas da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) divulgou o tema e o cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (Souc), que neste ano será realizada de 13 a 20 de maio. O tema, inspirado no livro de Êxodo, é “A mão de Deus nos une e liberta”.

O cartaz apresenta pessoas em barcos que simbolizam, sobretudo nesses tempos de crise migratória, pessoas refugiadas que vivem cada vez mais à deriva dos poderes constituídos. Em muitos casos, sem políticas sociais que possam devolver a elas a dignidade roubada, essas pessoas são submetidas a situações de trabalho análogas à escravidão ou, então, comercializadas como escravas. O material da Souc foi preparado pelas igrejas do Caribe. No Brasil, o material da Souc foi adaptado pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), de Santa Catarina.

Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908 por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico. No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conic lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

 

Os pedidos de material da Souc 2018 poderão ser encaminhados para o e-mail: conic@conic.org.br. O cartaz está disponível para download, em alta resolução, em PNG e em PDF.