Você está em:

Tempo de presépios na Arquidiocese de BH

Em preparação para a grande celebração do nascimento do Menino Jesus, a Arquidiocese de Belo Horizonte oferece uma programação especial para você.

 

Os fieis poderão visitar presépios no terreno da Catedral Cristo Rei, no Palácio Cristo Rei e na exposição do Santuário Nossa Senhora da Piedade, que abriga uma diversidade de presépios.  

A palavra “presépio” significa estábulo, manjedoura. São Francisco de Assis iniciou a tradição em 1223, nas redondezas de Greccio, Itália. Seu objetivo era celebrar o natal da maneira mais realista possível. Com a autorização do Papa, São Francisco monta um presépio de palha utilizando uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. O sucesso foi tanto que a ideia rapidamente se estendeu por toda a Itália, sendo introduzida nas casas dos nobres e mais pobres.

 

O presépio do terreno da Catedral Cristo Rei foi apresentado no dia 25 de novembro, Solenidade de Cristo Rei. Os fiéis podem visitar o presépio de 8h às 21h. Grupos estão realizando a novena no terreno.

 

A exposição de presépios do Santuário Nossa Senhora da Piedade já está aberta ao público desde o dia 24 de novembro. São 65 presépios, de várias partes do Brasil e do mundo, que foram doados ao arcebispo.

 

O presépio do Palácio Cristo Rei (Praça da Liberdade, 263), está aberto ao público desde o dia 6 de dezembro. Os fiéis podem visitar o presépio de 7h às 23h.