Você está em:

Sugestões itúrgicas

Deus visita seu povo

X Domingo do Tempo Comum- Ano C

Em Jesus, ele que é Profeta do Pai, Deus visita seu povo. O Senhor se faz próximo dos pobres, dos excluídos e marginalizados. Essa proximidade comunica vida plena e em abundância. O Senhor é Luz e Salvação nos caminhos adversos da vida.

A reunião dos fiéis

A assembleia se reúne em nome do Senhor desejando a graça de Deus, que é força para a caminhada. O canto de entrada que retoma o salmo 27 e a antífona de entrada deste domingo é o mais oportuno por nos aproximar do Mistério Celebrado: “O Senhor é minha luz” está presente no CD Liturgia VI – Tempo Comum Ano A. A partitura está disponível no site da CNBB: www.cnbb.org.br.

O louvor a Deus

Jesus é o revelador do Pai. De fato, em seus gestos e palavras vimos o quanto Deus é amor e o quanto cuida de seus filhos e filhas. Jesus “sempre se mostrou cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados”. Em ação de graças a Deus, fazemos memória do Senhor que se entregou por amor a seu povo, doando vida nova a todos. Sugerimos que a prece eucarística, para este domingo, seja a VI-D (Jesus que passa fazendo o bem), do Missal Romano.

O envio em missão

A liturgia não é a única ação da Igreja, embora seja o cume e fonte onde a comunidade cristã redobra as forças para continuar seu testemunho no mundo. Toda a Eucaristia nos confere a pessoa Jesus. A vida dele é tomada por nós como horizonte para o qual caminhamos. Na prece Eucarística suplicamos a Deus: “Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confrontar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo, e seguindo seu mandamento, nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda a humanidade se abra à esperança de um mundo novo”. 

Tânia da Silva Mayer
Mestranda em Teologia pela
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia