Subsídio para o Dia Mundial das Comunicações: “Escutar com o ouvido do coração”

A Pascom Brasil divulgou o subsídio para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo 29 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor. O conteúdo servirá de auxílio para os agentes da Pascom aprofundarem as reflexões sobre o tema, escolhido pelo Papa Francisco, “Escutar com o ouvido do coração.” Cada realidade pastoral (comunidade de fé, paróquia, diocese e regional) poderá utilizar o material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial, ou on-line. O material interativo está disponível aqui.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, apresentou o subsídio formativo e celebrativo, convidando os comunicadores a lerem a mensagem do Papa Francisco. Neste tempo de caminhar junto: “Inclinem-se! Escutem! Falem!”, ressaltou dom Mol. “O ato de escutar chega ao coração dos pastores, dos agentes pastorais, dos educadores da fé, dos membros do povo de Deus, como um clamor: faça alguma coisa! E conte comigo!”, reforçou.  Dom Mol sublinhou que na ação pastoral e evangelizadora da Igreja, escutar é uma obra constante de comunicação. “Mas só saberemos se o ato de inclinar para escutar em profundidade, com o coração, cumpre, efetivamente, a sua missão, se houver transformações pessoais, conversões pastorais, mudanças de estruturas eclesiais, com vistas a aumentar o testemunho de Jesus Cristo.”

Roteiro e textos de apoio

Dentre as novidades do material deste ano, estão textos de apoio sobre a temática da escuta e sinodalidade, roteiro para rodas de conversa, além de dicas de livros e filmes sobre o assunto.