Você está em:

Sínodo dos Bispos inicia Fase Continental

A Equipe de Animação Nacional do Sínodo convida as dioceses para participarem da Fase Continental do processo do Sínodo dos Bispos. A partir das Sínteses feitas na primeira e segunda fase do Sínodo e enviadas à Secretaria Geral do Sínodo, a Equipe elaborou o Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC), que tem como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2).

O DEC indica como será a organização da Etapa Continental, que incluirá nova escuta às dioceses. Desta vez,  os principais envolvidos serão o Bispo diocesano e a Equipe sinodal diocesana.

Os passos serão os seguintes:

  1. Em atitude orante, ler o Documento para a Etapa Continental(DEC).
  2. Em conjunto e mantendo a atitude orante, discernir a respeito das três questões indicadas no DEC, n. 106:     a) Depois de ter lido o DEC em ambiente de Oração, quais intuições ecoam, de modo mais intenso, com as experiências e as realidades concretas da Igreja do seu continente? Quais as experiências parecem ser novas ou iluminadoras?
    b) Depois de ter lido o DEC e fazer uma pausa em oração, quais tensões ou divergências substanciais surgem como particularmente importantes na perspectiva do seu continente? Consequentemente, quais são as questões ou interrogações que deveriam ser enfrentadas e tomadas em consideração nas próximas fases do processo?
    c) Olhando para aquilo que emerge das duas perguntas precedentes, quais são as prioridades, os temas recorrentes e os apelos à ação que podem ser partilhados com outras Igrejas locais no mundo e discutidos durante a Primeira Sessão da Assembleia sinodal em outubro de 2023?
  3. As reflexões do grupo a respeito de cada questão devem ser registradas no formulário eletrônico preparado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo, que será enviado às dioceses. O prazo é o dia 17 de fevereiro de 2023.

Após o dia 17 de fevereiro de 2023, a Equipe Nacional de Animação do Sínodo fará um novo trabalho de Síntese das contribuições recebidas, que será levada para a Etapa Continental. Essa etapa, que reunirá as Conferências Episcopais do Cone Sul, acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 6 e 10 de março de 2023.