Você está em:

Sinodalidade na Igreja: Vicariato Pastoral realiza última live da série

A série de Lives promovida pelo Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral (VEAP), sobre a Sinodalidade na Igreja, em parceria com o ANIMA PUC Minas promoveu ao longo de quatro semanas do mês de outubro, uma perspectiva sobre o caminho sinodal na Igreja.

O primeiro encontro debateu sobre a História da Sinodalidade na Igreja, com a presença do Frei Luiz Antônio. O segundo abordou Experiências Sinodais (Conferências, CEB’s), com o padre Manoel Godoy. Já no terceiro encontro a convidada professora Alzirinha evidenciou a pessoa do Papa Francisco, na iniciativa de estimular o processo de escuta, e para fechar,  nesta quarta-feira (27)o tema foi Experiências Sinodais da Igreja, com a participação do professor padre Geraldo De Mori.

O quarto encontro iniciou-se com uma saudação e breve fala do monsenhor Joel Maria dos Santos, recém nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, e responsável pelo VEAP: “Este momento de escuta proposto pelo Papa Francisco é uma oportunidade que temos de formação, motivação e conscientização para que escutemo-nos uns aos outros”, disse monsenhor Joel.

Em seguida, padre Geraldo De Mori refletiu sobre a cultura da escuta nas histórias bíblicas, fazendo uma ponte com o contexto da sinodalidade. “As histórias na bíblia nos lembram o quanto é importante a atenção da escuta. Moisés já dizia o quanto era importante que todos sejam profetas, e essa caminhada sinodal apresenta que todos precisam escutar os outros como únicos, fazer desta experiência uma oportunidade para caminharem juntos”, destacou.

Sinodalidade

Ao final da transmissão, monsenhor Joel agradeceu a presença de quem acompanhou os temas abordados e ressaltou a importância deste momento na Arquidiocese de Belo Horizonte. “Promovemos estas lives para visar à conscientização e sensibilização de todos neste processo tão importante da sinodalidade. Estamos fazendo chegar a todas as paróquias as cartilhas para viabilizar, da melhor forma possível, o processo da fase de escuta até março do ano de 2022. Vamos escutar o espírito de Deus, para que consigamos dar respostas aos desafios deste tempo, certos de que o espírito de Deus sopra quando quer e onde quer”, finalizou.

Reveja todas as transmissões no canal ANIMA PUC Minas, no YouTube.

História da sinodalidade na Igreja