Você está em:

Sexta-feira Santa: Ação Litúrgica reúne fiéis na Catedral Cristo Rei

Na Catedral Cristo Rei, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Ação Litúrgica, nesta Sexta-feira Santa, dia 15 de abril.  Em um gesto de entrega, o Arcebispo e os sacerdotes se prostraram diante do altar vazio, símbolo do Cristo despido de suas vestes, unindo o sacerdócio de cada um deles ao sacerdócio do Senhor.

Na Sexta-feira Santa, a Igreja relembra as dores e sofrimentos de Jesus. É o único dia em que não há a celebração da Eucaristia. A Ação Litúrgica tem três momentos especiais: leituras e orações, Adoração da Cruz e a comunhão – consagrada na véspera, durante a Missa da Ceia do Senhor.

Os fiéis, em silêncio, acompanharam as leituras e reverenciaram a Imagem de Jesus na Adoração da Cruz.

Dom Walmor  destacou que “no caminho do Tríduo Pascal, que estamos vivendo, a Sexta-feira Santa é um ato importante pelo silêncio que cobre o mundo quando Cristo expira na Cruz, morre e abre para nós, com a sua ressurreição, as portas da eternidade. Somos todos chamados a nos debruçar sobre este grande mistério, para aprendermos a lição do amor. Que um tempo novo nasça da Cruz de Cristo pela força de Sua Graça”.