Você está em:

Seminário de Economia Popular Solidária on-line começa nesta terça-feira – 4 de maio

Com o tema Economia e Valorização do Humano, o Seminário de Economia Popular Solidária da PUC Minas será realizado entre os dias 4 e 6 de maio, remotamente, com transmissão pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube. O objetivo é conhecer e fomentar o pensamento e as ações em curso em Belo Horizonte, Minas Gerais e no país, voltadas para a superação das vulnerabilidades sociais e financeiras, mostrando como esse movimento econômico tem resistido em tempos de pandemia.

A abertura, no dia 4, será a partir das 18h30 e contará com a apresentação cultural de Sebastião Farinhada, educador popular, agricultor familiar, artista agroecológico e militante do movimento negro. Em seguida, às 19h, farão suas apresentações o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe; a coordenadora do Fórum Mineiro da Economia Popular Solidária, Flávia Assis Alves; e o subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) do Governo de Minas, Raphael Vasconcelos Amaral Rodrigues. A conferência, às 19h30, com o tema Economia e Valorização do Humano, contará com as participações da Irmã Lourdes Dill, educadora popular do Cooperativismo, da Economia Popular Solidária e da Agricultura Familiar; e do sociólogo Frederico Santana Rick, coordenador de Políticas Sociais do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte e integrante do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas; com mediação da professora Tânia Cristina Teixeira, presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e professora do Departamento de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade.

Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia.

Ainda durante o seminário, por meio do programa de extensão Ideias, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), ocorrerá o pré-lançamento do Edital Nº 01/2021 (Seleção de Empreendimentos Solidários para Participação no Programa de Incubação do Ideias LAB 2021), de modo a selecionar quatro empreendimentos solidários para incubação e mentoria.

O evento é uma realização da Proex, em parceria com a Arquidiocese de Belo Horizonte, Fórum Municipal e Metropolitano de Economia Popular Solidária de Belo Horizonte, Sedese e Corecon-MG.

Confira a programação e o texto de apresentação no site da Proex.