Você está em:

Seminário de Cidadania da OAB/MG: dom Walmor fala sobre instituições, cidadania e dignidade humana

O arcebispo dom Walmor ministrou palestra, aberta ao público, na sede da Ordem do Advogados do Brasil (OAB/MG), nesta quinta-feira, dia 24 de agosto. O Arcebispo abriu o seminário “Cidadania: Direitos, Deveres e Desafios do Cidadão na Sociedade Moderna” com a palestra “Instituições, cidadania e dignidade humana”. Também compuseram a mesa de abertura do evento o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves; o presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade da OAB/MG; Wilson Campos e o reitor da UFMG, Jaime Ramírez.

Dom Walmor destacou que o Seminário é importante oportunidade de diálogo entre as instituições. A partir da Encíclica Laudato si’, do Papa Francisco, o Arcebispo destacou que é fundamental buscar soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais “a perspectiva que o Papa nos apresenta é a ampliação do horizonte do conceito de ‘meio ambiente’: a ecologia é também econômica e social”.

Durante sua apresentação, dom Walmor destacou que o compromisso principal da Igreja é, em todas as ações, proclamar a Palavra de Deus, fonte perene de valores, dos parâmetros éticos e morais, que devem guiar todos os trabalhos. “Nessa missão, cada pessoa que se dedica aos muitos serviços da Igreja deve se empenhar para aperfeiçoar processos e procedimentos e continuamente qualificar o trabalho prestado ao Povo de Deus. Assim é possível contribuir para que muitos cultivem a fé e colaborem, decisivamente, na construção de uma sociedade mais justa” e apresentou exemplos de ações da Arquidiocese de Belo Horizonte e de sua rede de comunidades que podem gerar grandes mudanças na sociedade, como as diversas ações desenvolvidas a partir da Campanha da Fraternidade, a preservação do Santuário Nossa Senhora da Piedade – Casa da Padroeira de Minas Gerais e as ações de amparo aos mais pobres e necessitados.

 

Palestra Dom Walmor - OAB/MG