Você está em:

Semana Laudato Si’: “É hora de uma nova cultura”, homilia no Domingo da Ascensão do Senhor

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante Missa na manhã deste domingo, 24 de maio, Festa da Ascensão do Senhor, destacou a urgência de se configurar nova cultura, a partir de hábitos orientados por uma ecologia integral.

Para isso, o Arcebispo diz que é fundamental a contribuição de comunicadores, fazendo referência ao Dia Mundial da Comunicação Social, também celebrado pela Igreja neste domingo.

Dom Walmor explicou as razões para realizar grande parte da programação da Semana Laudato Si’ no Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais. Conforme ensina o Arcebispo, quando Jesus regressou ao Céu, Maria foi quem permaneceu ao lado dos discípulos, congregando-os. “Aqui, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, é um jardim de espiritualidade, que precisamos preservar e defender. Aqui travamos emblematicamente uma luta contra as agressões aos meio ambiente”, disse dom Walmor, fazendo referência à retomada da atividade de mineração na Serra da Piedade, com greves impactos para o meio ambiente.

O Arcebispo agradeceu a Comissão Episcopal para Ecologia Integral e sobre Mineração da CNBB, recordando-se, de modo especial, de seu presidente, dom Sebastião Duarte, seus bispos e assessores.

A seguir, a homilia completa.