Segundo dia de reunião do Conselho Permanente da CNBB define temas da 59ª Assembleia Geral

Os bispos que integram o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram, nesta quinta-feira (24∕03), para o segundo dia de encontro do Conselho, realizado na modalidade online. Durante a abertura, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, relembrou as palavras do Santo Oscar Romero, recordando os 22 anos de sua morte, ocorrida no dia 24 de março, que inspirou a criação, em 1993, de um Dia de Oração e Jejum em memória dos missionários mártires, por iniciativa do Movimento Juvenil Missionário.

Em seguida, os bispos que integram o Conselho Permanente da CNBB aprovaram os temas que irão constar na pauta da 59ª Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada em duas etapas, uma online, de 25 a 29 de abril, e a outra presencial, de 29 de agosto a 2 de setembro deste ano.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, explicou que na etapa online serão tratados todos os temas que não exigem votação e para a etapa presencial serão levados os que necessitam de votação do episcopado, conforme prevê o Estatuto da CNBB. Um exemplo são as votações a respeito da revisão da tradução do Missal Romano que aguardam a aprovação final do episcopado brasileiro antes de serem enviadas para a validação do Vaticano.

70 anos da CNBB e 15 anos da Conferência de Aparecida

O Conselho Permanente também aprovou os projetos de celebração dos 70 anos da CNBB e dos 15 anos da Conferência de Aparecida. Dom Joel Portella apresentou a programação para os dois eventos, composta por momentos celebrativos, realização de dois seminários nacionais (70 anos da CNBB – 26 a 28 de julho, em modalidade virtual e 15 anos da Conferência de Aparecida – 12 a 16 de setembro, também na modalidade virtual) e a produção de entrevistas com bispos e assessores que integram esses dois eventos históricos para a Igreja.

Os presidentes dos regionais da CNBB compartilharam questões relativas às “Visitas ad limina Apostolorum”, interrompidas em 2020 em razão da pandemia da Covid 19, que serão retomadas pelo Papa Francisco a partir de maio deste ano.

Sínodo 2023

O secretário-geral da CNBB apresentou também o calendário – organizado pela Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil – dos encontros com as macrorregiões, a partir da próxima semana, que têm o objetivo de partilhar as novidades no processo de escuta nas Igrejas Particulares, animar o processo sinodal e alinhar os procedimentos para a sistematização do relatório diocesano.

Os encontros online serão realizados por blocos regionais com os representantes das diocesanas.