Você está em:

Saudação a Dom Esmeraldo Barreto de Farias, nomeado bispo diocesano de Araçuaí


O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte cumprimentam Dom Esmeraldo Barreto de Farias, nomeado bispo diocesano de Araçuaí pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 18 de novembro. Com a nomeação do Papa Francisco, Dom Esmeraldo de Farias, atualmente bispo auxiliar de São Luís, Maranhão, será transferido para assumir nova missão, em Minas Gerais.

Dom Esmeraldo é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, na diocese de Amargosa. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA), onde permaneceu até 2007.

De 2007 a 2011 foi bispo de Santarém (PA). E nesse mesmo quadriênio (2007-2011) foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 30 de novembro de 2011, foi nomeado arcebispo de Porto Velho (RO). Em 18 de março de 2015, foi nomeado bispo titular de Summula e auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. No mesmo ano, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2019.

Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).