Você está em:

Santuário Nossa Senhora da Piedade: um pequeno e ilustre morador

O Santuário Nossa Senhora da Piedade é o berço de muitas espécies da fauna e da flora brasileira. Um morador do Santuário ecológico-mariano, de forma especial, cativa turistas e peregrinos: o pequeno quati. Frequentemente, o animalzinho é visto caminhando sozinho, ou na companhia de outros da mesma espécie, no Santuário da Padroeira de Minas Gerais.

Acostumado com a presença das pessoas, fica bem à vontade diante das câmeras fotográficas. Apesar de dócil, não se deve oferecer alimentos ou tentar tocar o pequeno animal. O quati, assim como tudo que compõe a magnífica arquitetura divina do Santuário Nossa Senhora da Piedade, deve ser respeitado em seu estado natural.

O quati é um animal que vive em florestas. Alimenta-se de frutas, pequenos animais, ovos e insetos. Seu peso varia entre 3,5 a 6 kg, sendo os machos normalmente maiores que as fêmeas. A reprodução da espécie ocorre nos períodos em que as frutas são encontradas em maior abundância. A gestação dura de dez a 11 semanas e nascem de dois a sete filhotes.

Veja o pequeno quati