Santuário da Santíssima Eucaristia promove formação sobre novo Missal Romano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja da Boa Viagem convida fiéis, ministros da liturgia e agentes pastorais para Formação Litúrgica sobre o novo Missal Romano, no dia 6 de dezembro, das 19h às 21h, no Salão Paroquial do Santuário.

Conduzida pelo padre Danilo César Lima, o encontro contribui para aprofundar conhecimentos sobre a liturgia.

Padre Danilo César dos Santos Lima, pároco da Paróquia de Santana, no bairro Serra, é mestre em Sagrada Liturgia pelo Instituto Litúrgico Santo Anselmo de Roma e doutorando em Liturgia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É professor de Liturgia na PUC Minas e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), membro do Secretariado Arquidiocesano de Liturgia de Belo Horizonte e da Rede Celebra.

Missal Romano

O Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante, contendo as orações e ritos das Celebrações Eucarísticas, precedido pelo Evangeliário – o livro mais importante nas celebrações da Igreja, cujo conteúdo trata sobre os Evangelhos.

A tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição e, ao todo, durou 19 anos de trabalho.

No novo Missal Romano algumas orações ficaram intactas por estarem muito próximas do latim. Outras orações sofreram pequenas mudanças e algumas foram revistas completamente.

Serviço:

Formação sobre o Novo Missal Romano

Data: 6 de dezembro, quarta-feira

Horário: 19h às 21h,

Local: Salão Paroquial do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja da Boa Viagem – Rua Sergipe, 175, Funcionários, Belo Horizonte

Maratona Sacrosanctum Concilium – 60 anos

O padre Danilo César Lima também conduzirá, em seu Canal no Youtube Lex Orandi, a Live Maratona Sacrosanctum Concilium – 60 anos, no dia 4 de dezembro, segunda-feira, das 7h30 às 21h.

Para participar clique aqui.

Os 60 anos da Constituição sobre a Sagrada Liturgia

A Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium (SC), que completa 60 anos de promulgação dia 4 dezembro, contribuiu para que a Igreja  reencontrasse na celebração do Mistério Pascal a fonte do discipulado e da missão. Por isso, o Papa Francisco, com a Carta Apostólica Desiderio Desideravi, endereçada a todo o povo de Deus, convida a redescobrir a singularidade dos ritos para a vitalidade da fé por meio de uma adequada formação litúrgica. Convida, ainda, a conhecer melhor as opções da reforma litúrgica que nasce com a própria Sacrosanctum Convivium. No Brasil, com a a tradução da terceira edição típica do Missal Romano ê a oportunidade de inaugurar um tempo fecundo de estudo e reeducação à Liturgia, pela Liturgia e segundo a Liturgia, respondendo aos apelos do Pontífice.