Você está em:

Durante reunião telepresencial SAJ cria núcleos para fortalecer serviços às juventudes

Integrantes da coordenação do Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (SAJ) se reuniram, durante encontro presidido pelo bispo auxiliar dom Vicente Ferreira e pelo vigário episcopal para Ação Pastoral, padre Joel Maria dos Santos, para definir a composição de núcleos de trabalho, dedicados a fortalecer a evangelização das juventudes.

 

O Secretariado passa a ser configurado por seis núcleos, cada um deles integrado por dois representantes. Os núcleos caminharão sempre de forma sinodal, com a articulação da coordenação e secretaria do SAJ. A representação dos núcleos ficou da seguinte forma: Núcleo de Comunicação, Mídias e Espaços Digitais – Cícera Botelho e Nathalia Ferreira; Núcleo de Diálogo Ecumênico, Intercultural e Inter-religioso – João Paulo Dias e Glauber; Núcleo de Linguagens, Música e Outras Expressões Artísticas – padre Dênis Oliveira e Jefferson; Núcleo de Participação Litúrgica, Eventos e Vida Cotidiana – padre Fernando Lima e Letícia Souza; Núcleo Laudato Si’: economia, política, trabalho e casa comum – padre Wagner Douglas e Camilla Marques; e Núcleo Grupos de Jovens que, por ter caráter transversal, é composto por todos os integrantes dos demais núcleos. Na coordenação e secretaria do SAJ estão as jovens Cícera Botelho e Nathalia Ferreira.

Bispo referencial para as juventudes na Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente Ferreira sublinhou que a equipe do SAJ deve investir para consolidar, cada vez mais, alianças de trabalho, mesmo que o contexto de pandemia seja desfavorável para a realização de encontros presenciais. O Bispo lembrou que a juventude é fase da vida marcada por muitas ideias e inquietações. “Precisamos selar, cada vez mais, uma aliança de trabalho coletivo, sempre respeitando as diferenças, tendo diálogos e priorizando os pontos em comum dos membros da equipe”.

O encontro do SAJ, no último sábado, reuniu jovens, presbíteros, representantes das regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Pastoral Universitária PUC Minas.