Você está em:

Revista destaca igrejas da Arquidiocese de Belo Horizonte entre as mais interessantes para visitação no país

A Igreja de São Francisco de Assis, que integra o Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, é apontada como um, dentre os dez mais belos templos do País pela Revista Viaje Mais, publicação especializada em turismo, que traz também informações históricas de interesse dos leitores.  A Igreja de Nossa Senhora do Ó, na cidade histórica de Sabará, um  dos 28 municípios que compõem a Arquidiocese de BH, é também destaque nessa seleta lista de lugares interessantes para serem conhecidos e adminirados no país.

Sobre a Igreja de São Francisco de Assis, a reportagem recorda que o projeto do templo foi  encomendado em 1942 pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck, ao arquiteto Óscar Niemeyer. “Se você é apaixonado por arte e arquitetura, vai ficar encantado por essa igreja, um dos maiores exemplos modernistas da cidade. A sua fachada curvilínea faz alusão às montanhas mineiras. O painel externo, de Cândido Portinari, é feito de azulejos azuis e brancos; e os jardins são de Burle Marx” – afirma o texto .

Igreja Nossa Senhora do Ó

A pequena igreja, situada em Sabará, é apresentada a partir de uma característica que desperta curiosidade:  o contraste de  sua estrutura pequena e simples  com  o interior do templo. “É surpreendente e único, com elementos barrocos e diversos adornos de traços orientais, conhecidos como ‘chinecises’”.

A Revista destaca ainda a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, a Capela Dourada, no Convento e Igreja de Santo Antônio, em Recife, a Catedral Metropolitana de Brasília, o Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, a Catedral da Sé, em São Paulo, a Igreja de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro, a Basílica do Senhor Bom Jesus, em Congonhas.