Você está em:

Rense: Encontro de Formação com coordenadores de catequese reflete sobre a evangelização na cidade  

 

Mais de 100 coordenadores de catequese a serviço das comunidades de fé da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) se reuniram, de modo telepresencial, para o Encontro de Formação dedicado à evangelização na cidade. Na abertura da programação, o bispo auxiliar dom Joaquim Mol, referencial para a Rense, conduziu momento de oração e acolhida. Dom Mol partilhou reflexões sobre a recente iniciativa do Papa Francisco, que instituiu o Ministério de Catequista.  “Cada catequista responde a um chamado que vem de Deus e a Igreja reconhece esse chamado que é legítimo, autêntico, na vida de mais de 3 milhões de catequistas espalhados pelo mundo inteiro – a Igreja Católica caminha nesse sentido”, explicou o Bispo.

 

Em seguida, dom Joaquim Mol refletiu sobre a vida na cidade, lembrando o caráter urbano que predomina na contemporaneidade. O Bispo sublinhou sete aspectos relacionados à vida no contexto urbano:

1.Viver na cidade é viver na complexidade;

2. A cidade é generosa;

3. Na cidade há contradições – paz e violência; unidade e divisão;

4. A cidade é para aquele que busca chegar a um objetivo bonito na vida;

5. Precisamos valorizar nossas redes;

6. A cidade nos quer em redes e com espiritualidade – é o que o Espírito faz em nós, seguidores de Jesus;

7. O Espírito torna a Igreja mais fiel a Jesus Cristo;

 

Dom Mol concluiu a sua reflexão lembrando que “fazer Catequese Urbana é ajudar as pessoas a viverem na cidade e a cidade, deixando o Espírito fazer muitas coisas em nós”.

 

O tema “Catequese na Cultura Urbana” inspirou a apresentação de Lucimara Trevisan, coordenadora da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB). A evangelizadora, responsável pela segunda parte do momento formativo, estruturou a sua apresentação em quatro pontos:

 

1. Características da cultura urbana;

2. O que diz o novo Diretório para a Catequese;

3. Atitudes para o catequista cultivar na cidade;

4. Recursos do mundo urbano e seu lugar na catequese;

 

Os participantes da formação, entusiasmados, aguardam agora o próximo encontro, que será realizado no dia 14 de agosto, a partir do tema “Catequese de Adultos”.