Você está em:

Releitura do painel Guernica em exposição na PUC Minas

Tela Guernica, do artista espanhol Pablo Picasso

 

O Espaço Cultura e Fé da PUC Minas, unidade Coração Eucarístico, recebe a exposição Guernica – o clamor das ruas, até o dia 10 de abril. A exposição faz uma releitura da tela Guernica (1937), do artista espanhol Pablo Picasso, desenvolvida por integrantes do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Creas/POP), da Prefeitura de Belo Horizonte.

Resultado de uma oficina desenvolvida no Creas/POP, o trabalho, iniciado em março do ano passado, possibilitou aos participantes uma atividade sociocultural e artística e uma reflexão sobre a importância da cultura de paz face aos horrores da guerra e da violência descritos na obra de Picasso.

O Projeto Guernica envolve jovens em atividades culturais artísticas e sociais. Sua metodologia é estruturada em quatro eixos principais: o primeiro, de estudo, reflexão e debates. O segundo consiste nas oficinas coordenadas por artistas plásticos e grafiteiros, destinadas prioritariamente aos jovens de bairros populares. O terceiro eixo pressupõe a realização de eventos próprios, a participação em eventos de outros órgãos e setores da PBH e de instituições diversas. O quarto eixo visa a comunicação do Projeto com a cidade, por meio de mostras de arte, palestras, seminários, publicações e campanhas, com o objetivo de promover a interlocução com o maior número de pessoas e instituições. Nesse sentido, busca a ampliação das possibilidades de participação e inclusão dos participantes em outros discursos e espaços da cidade e um maior respeito à memória social, ao patrimônio público e à paisagem urbana.